UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ANA LUIZA ARAÚJO PORTO
14/02/2019 13:17

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA ARAÚJO PORTO
DATA: 26/02/2019
LOCAL: São Cristóvão
TÍTULO: LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA:UMA HISTÓRIA COMPARADA BRASIL E CUBA (2013-2015)
PALAVRAS-CHAVES: Livros Didáticos. Escrita Didática. Ensino Médio. Conceitos Históricos.

Esta tese realiza uma investigação com os livros didáticos de História utilizados na modalidade de ensino de nível médio de escolas públicas. Ela se situa teórica e metodologicamente nos marcos da História Comparada a partir do estabelecimento de comparação entre a escrita didática da História no Brasil e em Cuba no que tange à construção dos conceitos históricos. A comparação se deu entre as dezenove coleções brasileiras do PNLD 2015 e a coleção cubana que estava em uso no ano de 2015. A justificativa para a comparação entre Brasil e Cuba se fez necessária a partir da relação que o Brasil vem desempenhado na América Latina nas últimas duas décadas. Da História Comparada nos utilizamos das contribuições fundacionais de Marc Bloch, quando este defende a Comparação como estratégia metodológica para perceber semelhanças e diferenças entre realidades nacionais distintas. Nesse sentido, as aproximações entre Brasil e Cuba se dão no fato de que ambos foram colônias de países europeus, utilizaram mão-de-obra escrava e foram os últimos países do continente a abolir a escravidão. Os afastamentos entre os dois países se dão nas diferenças entre os regimes políticos vivenciados atualmente. Nos apropriamos das contribuições teóricas de Peter Lee e Hillary Cooper para ler nossas fontes, associando a nomenclatura cunhada pelos dois autores acerca do que seriam os conceitos históricos que se subdividem em conceitos substantivos e conceitos meta-históricos. Esta tese se compõe de cinco partes: uma introdução, três capítulos e as considerações finais. No primeiro capítulo caracterizamos o livro didático brasileiro e as políticas públicas que o envolvem, como também inventariamos as pesquisas sobre livros didáticos de História no Brasil. No segundo capítulo caracterizamos o livro didático cubano e a educação cubana, dando destaque para a escola pré-universitária. O terceiro capítulo seguiu com a análise e a comparação dos conteúdos conceituais substantivos e meta-históricos nos livros didáticos de História. Foram analisados quatro conceitos históricos: três conceitos substantivos e um conceito meta-histórico. Analisamos os seguintes conceitos substantivos: a Revolução Russa de 1917; a Revolução Cubana de 1959; e a América Latina no Tempo Presente. O conceito meta-histórico que foi analisado refere-se às fontes e documentos históricos. A partir da análise empreendida, construímos a História Comparada da escrita didática da História no Brasil e em Cuba. Concluímos que, enquanto o Brasil convive com uma diversidade de análises históricas na escrita didática, em Cuba essa pluralidade não é possível. O que pode ser explicado pelo fato de que em Cuba a disciplina História se situa como uma das estratégias de formação num país que tem seu processo histórico marcado nas lutas por independência e soberania política.

Presidente - 2332689 - DILTON CANDIDO SANTOS MAYNARD
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO