UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: ALEXSANDRO VIEIRA PESSOA
13/02/2019 07:51

DISCENTE: ALEXSANDRO VIEIRA PESSOA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: SALA DE AULA - NEPHEN
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DOMICILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM ARACAJU-SE.
PALAVRAS-CHAVES: Educação domiciliar. Práticas pedagógicas. Espaços de aprendizagens.
ÁREA: Educação

A história da educação brasileira evidencia os conflitos que permeiam a instância escolar desde sua origem, demarcando a conjuntura conflituosa na qual que se insere o movimento em prol da educação domiciliar no Brasil. Diante disso, propôs-se, nesse estudo, adentrar no universo da educação domiciliar contemporânea e conhecer, a partir de uma ótica pedagógica, como essa modalidade educacional tem se desenvolvido, buscando reconhecer os elementos que constituem a prática educativa das famílias. No caminho investigativo, partiu-se da premissa de que as famílias envolvidas nesse processo realizavam uma transferência da estrutura e dos componentes da forma escolar para o âmbito da casa, ainda que rompendo com a instituição propriamente dita. É apresentado um panorama geral sobre as famílias que optaram por educação domiciliar em Aracaju com base nos resultados de questionários aplicados à amostra inicial de treze famílias, privilegiando, neste interim, uma explanação acerca dos métodos pedagógicos mais utilizados pelas famílias pesquisadas. Após delimitação da amostra inicial utilizando critérios pré-estabelecidos, encaminhou-se a análise mais aprofundada das rotinas e práticas pedagógicas de três famílias em especial, fazendo uso de questionários, entrevistas e de observação sistemática. Desse modo, com a inserção no campo e aproximação com a realidade imediata do objeto, novas percepções se apresentaram, ainda que alguns pressupostos também tenham se mostrado alinhados com a prática das famílias. Com isso, quer-se dizer que, embora no processo educacional da ED possam aparecer elementos escolares, a modalidade ainda propõe formas pedagógicas que extrapolam o roteiro escolar, principalmente na sua variante unschooling, que tenciona uma proposta educacional construída a partir do interesse da criança em contraposição à padronização dos programas escolares.

Externo ao Programa - 2625648 - ANTONIO VITAL MENEZES DE SOUZA
Presidente - 1575568 - JOSE MARIO ALELUIA OLIVEIRA
Externo à Instituição - LUCIANE MUNIZ RIBEIRO BARBOSA
Interno - 2205727 - VERONICA DOS REIS MARIANO SOUZA