UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ALDAIR JOSÉ DIAS DE ARAUJO
14/02/2019 14:08

DISCENTE: ALDAIR JOSÉ DIAS DE ARAUJO
DATA: 28/02/2019
LOCAL: SALA 23 DO NPGFI
TÍTULO: Princípio variacional de Bogoliubov no tratamento de campo médio de um modelo de spins mistos Ising com diferentes anisotropias de íon único
PALAVRAS-CHAVES: Modelo de Ising, Spins mistos, Ferrimagnetismo, Desigualdade de Bogoliubov.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Neste trabalho estudaremos o modelo de Ising ferrimagnético na presença de campos externolongitudinal H e anisotropia de campo cristalino pelo com método variacional dadesigualdade de Bogoliubov para a energia livre, ambos para spins livres. O sistemaferrimagnético é tratado com duas sub-redes usando spins mistos para com valores 1⁄2, 1, 3/2 e5/2. Determinamos o diagrama de fase global do sistema ferrimagnético pra quatrocombinações de spins mistos com diferentes anisotropias de um único íon atuando sobre ospin de cada sub-rede, usando a aproximação de campo médio. As propriedadestermodinâmicas do modelo de Ising de spins mistos são estudadas para um número decoordenação arbitrário e analisando os efeitos de anisotropia uniaxial via campo cristalino.Os diagramas de fase são calculados em detalhe, estudando as variações térmicas dosparâmetros de ordem, ou seja, magnetizações: staggered e induzida. Verifica-se que omodelo produz uma transição de fase de segunda ordem. O comportamento da magnetizaçãode compensação do modelo também é investigado para o modelo de duas sub-redes.

Interno - 583495 - DOUGLAS FERREIRA DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1460188 - NELSON ORLANDO MORENO SALAZAR