UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: LETÍCIA MENEZES SANTOS SÁ
11/02/2019 11:46

DISCENTE: LETÍCIA MENEZES SANTOS SÁ
DATA: 27/02/2019
LOCAL: Auditório do PROEC
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E GEO-REFERENCIAMENTO DE DEPÓSITOS DE SOLOS MOLES DA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Solos Moles; Propriedades Geotécnicas; Banco de Dados; Projetos
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Mecânicas dos Solos

A boa prática da Engenharia Geotécnica requer um conhecimento prévio do perfil das camadas que compõem o subsolo em que serão executadas as fundações e as obras de terra. É por meio das investigações geotécnicas preliminares e complementares que, na maior parte dos casos, as informações acerca dessas camadas costumam ser obtidas. Entretanto, não é raro se encontrar casos de obras em que se observa o negligenciamento dessas investigações, com o consequente surgimento de patologias e problemas decorrentes da elaboração de projetos sem uma análise criteriosa. Esses problemas se agravam quando há, no subsolo, a presença de camadas de solo muito compressíveis, especialmente de argilas moles, que geralmente possuem baixa resistência e que experimentam elevados recalques por adensamento. Atualmente, poucos são os dados registrados acerca das camadas de solos moles presentes no subsolo da Região Metropolitana de Aracaju (RMA). Inserida nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal avaliar, com base em ensaios de campo e de laboratório, propriedades geotécnicas de amostras de solos moles existentes em alguns locais da RMA, dando início à formação de um banco de dados, que poderá ser utilizado como referência para a realização de estudos e elaboração de projetos geotécnicos. Com essa finalidade, realizou-se a caracterização e o georreferenciamento de oito depósitos de solo mole existentes na RMA. O software QGIS 2.18.7 foi utilizado para a elaboração de mapas contendo informações relevantes sobre a geologia, geomorfologia e pedologia dos depósitos georreferenciados. Além disso, reuniu-se em um banco de dados, informações referentes a ensaios de campo (palheta) e de laboratório (caracterização, adensamento, triaxiais e compressão simples), executados nos depósitos estudados. Verificou-se que as camadas de argila mole da RMA encontram-se, em alguns casos, intercaladas a camadas arenosas e que a porcentagem de argila dos depósitos estudados variou entre 11 e 48%. No que diz respeito à plasticidade, esses solos classificam-se como medianamente plásticos a muito plásticos (IP entre 9 e 39). Quando comparados a outros depósitos brasileiros, apresentaram baixos teores de umidade, possivelmente pela influência das lentes de areia. Quanto à atividade, há uma predominância de argilas inativas. Os valores de resistência ao cisalhamento não drenada, por sua vez, variaram entre 2,5 e 19,0 kPa. Os resultados obtidos nessa pesquisa constituem apenas o início de um longo processo de investigação, caracterização e catalogação das informações referentes aos depósitos solo mole existentes no Estado de Sergipe. Por isso, espera-se que pesquisas complementares sejam desenvolvidas futuramente, a fim de ampliar o conhecimento acerca dessas camadas.

Presidente - 2374531 - ERINALDO HILARIO CAVALCANTE
Interno - 426443 - GISELIA CARDOSO
Interno - 1060725 - GUILHERME BRAVO DE OLIVEIRA ALMEIDA
Externo à Instituição - CHRISTIAN MATOS DE SANTANA