UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: JOÃO ROGÉRIO MENEZES DE SANTANA
11/02/2019 08:12

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO ROGÉRIO MENEZES DE SANTANA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: DIDÁTICA VI SALA 02
TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DE GESTORES: POLÍTICAS PÚBLICAS DE INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SERGIPE (2000-2015)
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Política Pública de Educação. Discurso. Gestores.
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) têm provocado mudanças significativas em diferentes aspectos da vida contemporânea. Na educação, vem sendo usada para estimular e apoiar os estudos e, mais recentemente, tem sido gestado em novos modos de ensinar e de aprender. A partir dessa perspectiva, como pedagogo, procurei compreender, do ponto de vista histórico, como tem sido o processo de implementação e funcionamento das políticas públicas de inserção das TDIC na Educação Básica no período de 2000 a 2015. Para essa compreensão busquei identificar os programas e projetos voltados para a inserção das TDIC à Rede Pública de Educação de Sergipe; descrever os processos de implementação dessas políticas na Rede Estadual de Ensino de Sergipe (SEED) e analisar os discursos de membros da equipe técnica pedagógica  na inserção das TDIC na Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE), órgão pertencente a Secretaria de Estado da Educação (SEED), em suas rupturas e continuidades.  O recorte temporal inicial se deu com o acordo firmado no Fórum Mundial de Educação em Dakar, no ano de 2000 e, no mesmo ano, no Brasil, período em ocorreu a reformulação de projetos como o Programa de Informática na Educação (ProInfo). O recorte final, em 2015, com a promulgação da Lei de nº 8.025 de 2015, Plano Estadual de Educação (PEE) para o decênio de 2015-2025, sancionada pelo governo do estado, quem tem como metas , a universalização da informática na gestão das escolas pública e sua como instrumento de avanço na qualidade do ensino no estado. Trata-se de uma investigação  de história e memória, fundamentada em autores como: Certeau (2015), Bloch (2001), Barros (2010) e Foucault (2010) Halbwachs (1990), Le Goff (2000),  Montenegro (2013) dentre outro. A metodologia empregada para a análise dos dados documentais e orais foi a Arqueologia, com base em Foucault (2014a; 2014b; 2010; 1999; 2007). O universo da pesquisa foi a rede estadual de educação de Sergipe, com a aplicação de 13 questionários a   técnicos pedagógicos que atuaram na DITE. Além disso, tratei de enunciados discursivos em leis, programas e projetos que versam sobre o objeto. Análises dos enunciados demostraram que o Estado de Sergipe tem operado de forma a recepcionar políticas de inclusão de TDIC na educação, mantendo o status de Estado de Direito, porém, a implementação dessas propostas nas falas dos membros da equipe técnica revelou rupturas e descontinuidades na efetivação dessas políticas em seus usos pedagógicos nos NTE. Discursos como aprendizagem coletiva, desestruturação e reestruturação do Estado e de escola fizeram parte do reportório discursivo.

Interno - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2624229 - LIVIA DE REZENDE CARDOSO