UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: LUCIANA CHAGAS UCHÔA DE MENDONÇA
07/02/2019 15:35

DISCENTE: LUCIANA CHAGAS UCHÔA DE MENDONÇA
DATA: 25/02/2019
LOCAL: Sala de aula Prof. Jose Alexandre Felizola Diniz, Didática II - Primeiro Andar
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: ARRANJOS INSTITUCIONAIS E AÇÕES PÚBLICAS EFETIVADAS NO TERRITÓRIO DO LITORAL NORTE ALAGOANO
PALAVRAS-CHAVES: Descentralização; Desenvolvimento Territorial; Ação Pública
ÁREA: Geografia

O estudo se propôs analisar as relações existentes entre os arranjos institucionais que atuam direta ou indiretamente na gestão social do desenvolvimento territorial e das ações públicas efetivadas no Território do Litoral Norte Alagoano, fazendo um diagnóstico sobre a intervenção dessas ações no processo de desenvolvimento territorial e avaliando se de fato elas alavancaram o crescimento social e econômico da população residente nesta área do Estado de Alagoas, por ser uma área com condições climáticas, econômicas e sociais distintas. O estudo foi iniciado com levantamento histórico do processo seguido pela sistematização das principais fases do processo de descentralização da região, centrando-se na experiência da atuação do Colegiado Territorial enquanto arranjo mas com forte poder de decisão e de busca por políticas públicas. Foi realizada análise dos arranjos institucionais existentes bem como seus níveis de atuação e das ações públicas implementadas por meio do Programa dos Territórios da Cidadania, além da avaliação da eficácia da ação estatal e da questão da participação social no planejamento, implementação e acompanhamento das estratégias de desenvolvimento da região. Inicialmente foi realizada revisão bibliográfica sobre o tema além da análise documental e entrevistas abertas e semiestruturadas. Como resultado da pesquisa, pretendeu-se contribuir com reflexões para dinamização e qualificação dos processos já existentes de aplicação dos recursos públicos através das ações já implementadas pelos atores públicos envolvidos junto ao Território. Insta salientar que a complexidade do Programa Territórios da Cidadania, inicialmente planejado e formatado pelo Governo Federal, mas cuja execução ficava a cargo das instâncias locais, terminava pondo em destaque os conflitos sociais no campo e a queda de braços dos grupos existentes na composição do Colegiado quanto as relações de poder e o posicionamento político do Estado no Território. Por fim, nota-se que o Território teve grande aporte de recursos via PTC, sendo que nem todas as ações se deram através do Colegiado, mas que deve se analisada da mesma forma, pois o número de ações que poderiam ter sido implementadas através de uma gestão social coesa é consideravelmente importante para uma reflexão analítica.

Interno - 2194763 - DEAN LEE HANSEN
Presidente - 1001489 - JOSE ELOIZIO DA COSTA
Externo à Instituição - VOLNANDY DE ARAGÃO BRITO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e