UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: ELIS LEI DA SILVA
08/02/2019 14:30

DISCENTE: ELIS LEI DA SILVA
DATA: 28/02/2019
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: USO DE EFLUENTE DOMÉSTICO TRATADO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI EM AMBIENTE PROTEGIDO
PALAVRAS-CHAVES: Vigna unguiculata (L.) Walp, Reuso, Análise microbiológica; Evapotranspiração da cultura.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

O uso da água na irrigação das culturas sem o manejo adequado tem ocasionados desperdícios de um recurso que tem se tornado escasso em muitas regiões do mundo. O aumento populacional tem acarretado em um maior consumo de água e consequentemente na elevação do efluente doméstico gerado, o qual muitas vezes retorna ao ambiente com tratamento inadequado. A utilização de um manejo adequado da irrigação e de efluentes domésticos tratados tem sido alternativas para amenizar os desperdícios e disponibilizar uma maior parcela de água de boa qualidade para abastecimento das populações. Dessa forma, o reúso de efluente doméstico tratado na agricultura irrigada é uma alternativa para que o montante requisitado pelo setor seja contemplado sem prejudicar o abastecimento público e a dessedentação de animais, os quais são usos prioritários, além de evitar possíveis contaminações dos mananciais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e produção de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) irrigado com diferentes lâminas e concentrações de efluente doméstico tratado. O experimento foi realizado em Delineamento de Blocos Casualizados (DBC) em esquema fatorial 3 x 4 cultivado em ambiente protegido localizado na Universidade Federal de Sergipe. A cultura foi submetida a três concentrações de efluente (0, 50 e 100%); quatro lâminas de irrigação correspondentes a 75, 100, 125 e 150% da evapotranspiração da cultura (ETc) e quatro repetições, totalizando 48 vasos. Para o controle de irrigação foi utilizada uma estação meteorológica automática instalada no ambiente protegido. As lâminas de irrigação correspondentes a 150% da ETc quando aplicadas com 100% efluente doméstico tratado proporcionaram maiores diâmetros caulinares, porém não resultaram em maiores números de folhas. A salinidade do solo afetou a produção do feijão. Os teores de coliformes termotolerantes do efluente de doméstico tratado utilizado na irrigação do feijão estavam fora dos padrões preconizados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA e Organização Mundial da Saúde - OMS para água de irrigação.

Interno - 275.669.353-72 - CLAYTON MOURA DE CARVALHO
Presidente - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO