UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE DÁRIA FÉLIX
06/02/2019 16:35

DISCENTE: LILIANE DÁRIA FÉLIX
DATA: 15/02/2019
LOCAL: Anfiteatro do Escritório de apoio da Embrapa Semiárido, Centro de convenções, Petrolina-PE
TÍTULO: Influência do uso de diferentes variedades e acessos de acerola (Malpighia emarginata) sob a qualidade do suco, otimização do processo e avaliação da vida útil do produto
PALAVRAS-CHAVES: frutas tropicais, coloração, estabilidade, compostos bioativos, teste com consumidores
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos

A acerola é uma frutífera oriunda da América e de países de clima tropical. Apresenta aroma e sabor agradáveis, coloração atrativa, como também elevadas concentrações de ácido ascórbico, carotenoides e compostos fenólicos, que contribuem para o seu potencial para o consumo e industrialização. A acerola é comumente vendida verde para a produção de vitamina C. Quando madura, a acerola é utilizada principalmente em produtos processados, especialmente como suco. Neste sentido, este projeto tem como objetivo primeiramente avaliar a qualidade de sucos de acerola obtidos a partir de diferentes variedades e de genótipos do banco ativo de germoplasma da Embrapa, localizado em Petrolina-PE. Em um segundo momento, será escolhido um dos materiais dentre as variedades e acessos testados para otimização do processo de elaboração do suco de acerola e avaliação da vida útil do produto. As análises a serem realizadas serão: pH; acidez total titulável; cor; antocianinas monoméricas totais; vitamina C; açucares totais; carotenoides totais; capacidade antioxidante (pelos métodos ABTS e DPPH), e analise sensorial. Para a análise sensorial, serão utilizados 120 consumidores, que avaliarão o grau de aceitação das amostras e, simultaneamente, irão descrever o perfil sensorial dos produtos utilizando o método CATA (check all that aplly). Para avaliação da vida de prateleira do suco de acerola, as amostras armazenadas a temperatura ambiente serão avaliadas no decorrer de 0, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias.

Presidente - 225.961.678-08 - ALINE TELLES BIASOTO MARQUES
Externo à Instituição - CLIVIA DANUBIA PINHO DA C. CASTRO