UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: DANIEL BRITO ANDRADE
05/02/2019 16:07

DISCENTE: DANIEL BRITO ANDRADE
DATA: 25/02/2019
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: Análise do comportamento e eficiência da utilização de pavimento permeável no município de Aracaju.
PALAVRAS-CHAVES: precipitação, piso permeável e eficiência.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A história do mundo mostra que a construção civil sempre existiu para atender as necessidades básicas e imediatas do homem sem preocupação com a técnica aprimorada em um primeiro momento. A constituição das cidades exigiu qualificação e técnicas mais apropriadas e vantajosas para se construir edificações cada vez mais desenvolvidas para seu tempo. Surgem as edificações concebidas com responsabilidade social e super tecnologias. Sendo assim, o objetivo principal é analisar a viabilidade técnica (comportamento e eficiência) da utilização de um pavimento permeável, com base na NBR 16416:2015, para evitar o escoamento superficial proveniente de precipitações. Na prática, a sustentabilidade é descrita como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manter dentro de um ambiente sem causar impactos ao mesmo. Um conceito muito interessante, amplo e correto, segundo o site e organização Brasil Sustentável, é de que a sustentabilidade está associada a soluções, caminhos e planos que busquem resgatar adoções de práticas sustentáveis na vida de cada pessoa e atinjam uma melhora comum a todos. Portanto, a necessidade de corromper o atual padrão econômico é necessária para que haja a possibilidade de pensar em um futuro diferente. Ainda é tempo de inventar um futuro que não desemboque numa catástrofe. (SACHS, 2009). Para tanto, o setor da construção precisa se engajar cada vez mais. As empresas devem mudar sua forma de produzir e gerir suas obras. Elas devem fazer uma agenda de introdução progressiva de sustentabilidade, buscando, em cada obra, soluções que sejam economicamente relevantes e viáveis para o empreendimento. Os projetos de drenagem urbana têm como filosofia escoar a água precipitada o mais rapidamente possível para jusante. Este critério aumenta em várias ordens de magnitude a vazão máxima, a frequência e o nível de inundação de jusante (FACCIOLI, 2016). O pavimento permeável é aquele que atende simultaneamente às solicitações de esforços mecânicos e condições de rolamento e cuja estrutura permite a percolação e/ou o acumulo temporário de agua, diminuindo o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Pesquisas têm sido feitas em vários países, com o intuito de dominar a técnica do pavimento permeável, de avaliar seu comportamento, sua eficiência e durabilidade, sendo que no Brasil, esse dispositivo ainda é pouco conhecido e pouco aplicado. (ACIOLI, L. 2005. p. 1). O presente trabalho foi desenvolvido no laboratório de Hidráulica e Hidrologia do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Sergipe. O município de Aracaju tem estação chuvosa definida no período de inverno, e apresenta problemas de drenagem em função de sua topografia e do efeito de maré atuando sobre os canais de drenagem de águas pluviais. Foram ensaiados testes de percolação considerando níveis distintos de lâmina a ser percolada e os resultados demonstram sua viabilidade técnica.

Presidente - 2579022 - GREGORIO GUIRADA FACCIOLI
Externo à Instituição - HELOÍSA THAÍS RODRIGUES DE SOUZA
Interno - 731922 - RAIMUNDO RODRIGUES GOMES FILHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf