UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO MARCOS DE JESUS SALES
05/02/2019 16:00

DISCENTE: JOÃO MARCOS DE JESUS SALES
DATA: 22/02/2019
LOCAL: A ser definido
TÍTULO: Modelagem Hidrológica em Uma Bacia Hidrográfica no Semiárido
PALAVRAS-CHAVES: Hídricos, Qualidade da água, Monitoramento Ambiental, Agricultura Irrigada
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

A utilização de modelos hidrológicos permite entender, avaliar e antecipar eventos de origem natural ou antrópicas, essa ferramenta contribui para analisar as diferentes variáveis do ciclo hidrológico, e as alterações na qualidade e quantidades dos recursos em uma bacia hidrográfica. O objetivo principal deste estudo é realizar a modelagem hidrológica no semiárido, para avaliar a influência das atividades da agricultura irrigada na qualidade e quantidade da água. O projeto está desenvolvimento na bacia escola Jacaré-Curitiba, em Poço Redondo-SE, região semiárida do estado, inserida no bioma Caatinga. Essa área está presente na bacia hidrográfica do rio Jacaré afluente da margem direita do baixo São Francisco. Com a utilização de dois modelos hidrológicos SWAT(Soil and Water Assessment Tool) e o Tank Model, a fim de avaliar, validar e simular as influências das atividades de agricultura irrigada na qualidade e quantidade de água na área da bacia escola Jacaré-Curituba. A metodologia a ser adotada será constituída de levantamento bibliográfico, trabalhos de campo, campanhas de monitoramento, análises dos parâmetros físico-químicos da água e do solo, levantamento dos usos e ocupação do solo, aplicação dos modelos. Espera-se que os resultados obtidos neste trabalho, possam contribuir para gestão e manejo dos recursos hídricos, abordar a importância da modelagem em regiões áridas, identificar os principais impactos das atividades antrópicas na região, verificar a viabilidade da aplicação nas análises e simulações de cenários atuais e futuros.

Interno - 017.488.165-78 - ADNIVIA SANTOS COSTA MONTEIRO
Presidente - 2177263 - ANTENOR DE OLIVEIRA AGUIAR NETTO
Externo à Instituição - NEUMA RÚBIA FIGUEIREDO SANTANA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10