UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: AYSLAN TRINDADE LIMA
05/02/2019 08:12

DISCENTE: AYSLAN TRINDADE LIMA
DATA: 05/02/2019
LOCAL: Auditório do Polo de Gestão da POSGRAP
TÍTULO: Memória hídrica de sementes: implicações ecofisiológicas durante a germinação e o desenvolvimento inicial de espécies da Caatinga
PALAVRAS-CHAVES: ciclos de hidratação e desidratação, déficit hídrico, semiárido, plântulas, canafístula, jurema-preta.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas

Memória hídrica de sementes é a habilidade que as sementes apresentam em reter alterações fisiológicas ocasionadas pela hidratação descontinua durante o processo de embebição das sementes, promovendo benefícios em parâmetros germinativos e de desenvolvimento inicial, como aquisição à tolerância ao déficit hídrico e produção de plântulas mais vigorosas. Este estudo visou compreender os efeitos dos ciclos de hidratação e desidratação (ciclos de HD) durante a embebição sobre a germinação de sementes de Senna spectabilis (DC.) H.S. Irwin & Barneby var. excelsa (Schrad.) H.S. Irwin & Barneby (Fabaceae) em condições de déficit hídrico e sobre a germinação e o desenvolvimento inicial de plântulas de Mimosa tenuiflora (Willd.) Poir. (Fabaceae). Assim, esta dissertação foi dividida em dois capítulos em formato de artigo científico, onde o primeiro avaliou os efeitos dos ciclos de HD na germinação de sementes de S. spectabilis var. excelsa submetidas às condições de déficit hídrico. Neste capítulo, as sementes passaram por ciclos de HD (0, 1, 2 e 3 ciclos) correspondentes aos tempos X (6 horas), Y (16 horas) e Z (24 horas) de hidratação, determinados a partir da curva de embebição, com 5 horas de desidratação e postas para germinar em condições de déficit hídrico. A germinação foi avaliada nos potenciais 0,0; -0,1; -0,3; -0,6 e -0,9 MPa, obtidos com a utilização da solução de polietileno glicol 6000. Foram calculados a germinabilidade (%), tempo médio de germinação (dias) e tempo hídrico (MPa.d-1). Sementes de S. spectabilis var. excelsa são sensíveis aos baixos potenciais hídricos, porém, quando submetidas aos ciclos de HD no tempo Y (16 horas), há um aumento na tolerância às condições de déficit hídrico. Além disso, os benefícios observados nos parâmetros germinativos mostraram que S. spectabilis var. excelsa apresenta memória hídrica de sementes. O segundo capítulo objetivou avaliar o efeito dos ciclos de HD na germinação e no desenvolvimento inicial de plântulas de M. tenuiflora, avaliando a hipótese de que sementes que passam pelos de HD produzem plântulas maiores com maior acumulação de biomassa. Sementes de M. tenuiflora foram submetidas a 0, 1, 2 e 3 ciclos de HD (3 e 6 horas de hidratação e desidratação, respectivamente). Foram avaliados parâmetros germinativos e de desenvolvimento inicial. Apesar da germinabilidade das sementes não ter sido alterada entre os tratamentos, sementes de M. tenuiflora que foram submetidas aos ciclos de HD germinaram em um menor espaço de tempo. Além disso, plântulas produzidas a partir de sementes que foram submetidas aos ciclos de HD apresentaram maior comprimento da parte aérea, maior diâmetro do caule e maiores valores de massa seca de folhas, caule e raízes. Os ciclos de HD proporcionaram o fenômeno da memória hídrica de sementes, o qual pode apresentar implicações ecológicas para a espécie, uma vez que sementes que foram submetidas à hidratação descontínua durante o processo de embebição produziram plântulas mais vigorosas.

Presidente - 1881178 - MARCOS VINICIUS MEIADO
Externo ao Programa - 1712587 - ELIZAMAR CIRIACO DA SILVA
Externo à Instituição - BÁRBARA FRANÇA DANTAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10