UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: WENIA VENTURA DE FARIAS CALDAS
04/02/2019 20:03

DISCENTE: WENIA VENTURA DE FARIAS CALDAS
DATA: 15/02/2019
LOCAL: Laboratório de Informática do DAD- Bloco do CCSA2
TÍTULO: PLANO ANUAL DE AUDITORIA INTERNA DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELAS AUDITORIAS INTERNAS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO NO PERÍODO 2015-2017.
PALAVRAS-CHAVES: Auditoria Interna. Planejamento Anual de Atividades da Auditoria Interna. Relatório Anual de Auditoria Interna. Sistema de Controle Interno.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas

O controle enquanto função administrativa, estudado pela Administração Científica, tem sua origem em estudos desenvolvidos no setor privado. A partir do conhecimento sobre a importância do controle para as instituições privadas, este foi incorporado aos setores públicos. Especificamente no Brasil, a administração pública passou a reconhecer a importância do controle no século XIX, com a criação do Tribunal do Tesouro Público Nacional. Como forma de reafirmar a importância do controle, foram promulgadas uma série de Leis e Decretos regulamentando e estabelecendo a obrigatoriedade de que os órgãos instituam em sua estrutura administrativa unidades de controle interno. Como consequência dessa obrigatoriedade, os Institutos Federais de Educação, Ciência de Tecnologia, autarquias vinculadas ao Poder Executivo Federal, instituíram as unidades de auditoria interna, para fortalecer a gestão, racionalizar as ações de controle e prestar apoio aos órgãos de Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar as atividades realizadas pelas unidades de auditoria interna dos IF´s da Região Nordeste do Brasil voltadas para o cumprimento das finalidades de controle interno, descritas no art. 74 da Constituição Federal, no triênio 2015-2017. A pesquisa classifica-se aplicada, descritiva, bibliográfica, documental, com aplicação de questionário online, composto por questões fechadas e discursivas. Para tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva simples para as questões fechadas, nas questões discursivas foi utilizada a análise de conteúdo. Verifica-se um aumento no número de auditores no período a que se refere esta pesquisa. No aspecto do planejamento das atividades constatou-se que as informações apresentadas do PAINT de algumas instituições não permitem detalhar o quantitativo de horas programas para cada atividade do exercício, fragilidade essa que dificulta o acompanhamento da atuação, tanto pelos órgãos de controle, como pela sociedade. Como reflexo da dificuldade de acompanhamento, verificou-se que apenas duas instituições cumpriram na integralidade todas as atividades previstas no triênio 2015-2017.

Interno - 3317187 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
Presidente - 1662887 - MARIA ELENA LEON OLAVE
Externo à Instituição - WANDERSON ROGER AZEVEDO DIAS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10