UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: SHIRLEY ANDRADE SOUZA
05/02/2019 10:11


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLEY ANDRADE SOUZA
DATA: 20/02/2019
HORA: 14:30
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DOS SINAIS CAPTURADOS DO AMBIENTE PARA INOVAÇÃO: Um estudo de casos em empresas industriais sergipanas do segmento de confecções têxtil
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade Absortiva, Inovação, Empresas industriais.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
RESUMO:

A profunda transformação econômica, social e tecnológica que vem ocorrendo ao longo dos anos, juntamente com a abertura comercial do país, tem trazido mudanças estruturais para a indústria brasileira. Essas mudanças têm sido ainda mais significativas para as empresas brasileiras do segmento de confecção têxtil, por estarem inseridas em um mercado que se apresenta altamente dinâmico, competitivo, mutável e com forte presença de produtos asiáticos, o que tem exigido dessas empresas o desenvolvimento de capacidades para absorver as mudanças do ambiente e gerar inovação. Ademais, essas transformações fizeram com que as empresas ampliassem a demanda e a necessidade de utilizar suas capacidades internas para monitorar, capturar e aplicar os sinais que o ambiente emite sobre tendências ou mudanças de mercado. Nesse sentido, partindo dos pressupostos de que a capacidade de sobrevivência de uma organização depende da sua habilidade para antecipar-se às mudanças de seu ambiente e de que a captura de sinais no mercado fornece informações que possibilitam as empresas a tomarem decisões para inovar e, consequentemente, obter maior sobrevivência do seu negócio, este estudo tem por objetivo descrever a capacidade absortiva (CA) de empresas industriais sergipanas, do segmento de confecção têxtil, para os sinais capturados do ambiente que indicam necessidade de inovação em resposta às mudanças do mercado. O desenvolvimento da pesquisa ampara-se em um modelo de mensuração multidimensional da CA apoiado na proposta desenvolvida por Camisón e Fóres (2011). Para a realização da pesquisa foi construído um instrumento de coleta qualitativo, que fora aplicado em sete empresas com características inovadoras comparadas à concorrência local. As empresas são de micro a médio porte e desenvolve inovações em processo e marketing. O resultado mostra que as indústrias analisadas buscam renovação do conhecimento existente e assimilam as informações externas para se adaptar e transformar suas estratégias organizacionais. A exploração do conhecimento ocorre a partir das relações com clientes e fornecedores, do conhecimento prévio das lideranças e da estrutura existente na organização. As empresas que melhor apresentaram a CA foram as que enfrentaram concorrência direta, pois a sua presença criou estímulos para a realização da busca por informações para se diferenciarem e se tornarem competitiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6252676 - DEBORA ELEONORA PEREIRA DA SILVA
Interno - 416.397.159-91 - ALINE FRANCA DE ABREU
Interno - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Externo à Instituição - Rafael Tezza

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