UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: SALIM SILVA SOUZA
01/02/2019 08:16

DISCENTE: SALIM SILVA SOUZA
DATA: 27/02/2019
LOCAL: DID IV SALA 02
TÍTULO: O CURSO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (2008-2017): criação, implantação e funcionamento
PALAVRAS-CHAVES: Curso de Biblioteconomia e Documentação. História Oral. Memória. Universidade Federal de Sergipe.

Este estudo tem como objetivo geral analisar a trajetória histórica do Curso deBiblioteconomia e Documentação criado na Universidade Federal de Sergipe,examinando seu processo de criação, implantação e funcionamento no cenário do ensinosuperior sergipano. Definiu-se como marco temporal inicial 2008, ano que foiapresentado o projeto para a criação do curso e final 2017, ano que se inicia o primeirocurso de mestrado profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento. Esseestudo justifica-se pelo seu caráter pioneiro no que tange a área da história daBiblioteconomia no Estado, e por sua contribuição no estudo da história da educaçãosuperior sergipana. Buscou-se explorar o potencial da pesquisa qualitativa, apresentandoa metodologia da História Oral como forma de contribuir na construção do pensamentosobre o objeto de estudo, por meio das vivências dos egressos, professores e ex-professores do curso, bem como seus fundadores, extraídas através de entrevistas.Foram reunidos diversos documentos, como atas do Conselho Departamental do cursode Biblioteconomia e Documentação, do Núcleo Docente Estruturante do DCI e doConselho do Colegiado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, além do ProjetoPedagógico do Curso, Portarias e Ofícios relevantes ao tema proposto encontrados pormeio de visitas ao Arquivo Central da UFS, a Secretaria do Departamento de Ciênciasda Informação, a Biblioteca Central da UFS e a Divisão de Métodos e Técnicas deEnsino da Pró-Reitoria de Graduação da UFS (DIMET). Para nortear esse estudobuscou-se respaldo na Nova História Cultural, que trabalha os conceitos de Memória eDocumento (LE GOFF, 2001; 2003), Representação (CHARTIER, 1988), CampoIntelectual (BOURDIEU, 1996) e Intelectual Engajado (SIRINELLI, 1996). Essapesquisa também se norteia pela abordagem da micro-história (LEVI, 1992). A pesquisaencontra-se em desenvolvimento, estando em análise o material coletado e inventariado,a saber impressos, digitais e sonoros. Pretende-se ao final do projeto verificar os agentese instituições envolvidas nesse processo de criação até o funcionamento do curso deBiblioteconomia e Documentação da UFS.

Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Interno - 2177093 - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo ao Programa - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Externo à Instituição - PATRICIA DE SOUSA NUNES SILVA