UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Outubro de 2020


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Banca de DEFESA: JOSEANO LIRA SANTOS
03/02/2019 21:22


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSEANO LIRA SANTOS
DATA: 19/02/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Laboratório de Informática do DAD- Bloco do CCSA2
TÍTULO: AS NECESSIDADES INDIVIDUAIS E MOTIVACIONAIS PRESENTES NOS SERVIDORES DO HOSPITAL DE EMERGÊNCIA DR. DANIEL HOULY, EM ARAPIRACA/AL.
PALAVRAS-CHAVES: Administração Pública. Gestão. Motivação.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO:

A abordagem comportamental começou a ganhar destaque na área da administração devido à importância do estudo da racionalidade do comportamento administrativo e como ele se manifesta no processo decisório, no papel da autoridade, na comunicação, no respeito aos princípios e regras que norteiam a honra e a probidade e na identificação com a organização. O tema motivação tem chamado à atenção das organizações que visam melhorar a satisfação de seus funcionários e aumentar a produtividade, independentemente da natureza organizacional – filantrópica, privada ou pública, sendo a finalidade desta a prestação dos serviços aos cidadãos de forma eficiente e eficaz. Partindo do princípio de que a motivação é a razão pela qual temos o interesse de satisfazer algo que está faltando em nossa vida pessoal e/ou profissional, ou ainda, algo que sentimos a necessidade de melhorar, transformar e inovar, o objetivo desta pesquisa é identificar as necessidades individuais e motivacionais presentes nos servidores do Hospital de Emergência (HE) Dr. Daniel Houly, cuja organização hospitalar pertence à rede pública estadual de Alagoas. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica abordando a motivação no trabalho, com ênfase na teoria das necessidades de Maslow (1970), subsidiada por outras teorias motivacionais correlatas. Em seguida, procedeu-se à pesquisa de campo – com a aplicação do motivograma de Abrahm Maslow (1970) – cujo questionário já validado e referendado em outras pesquisas, contendo 30 questões objetivas que resultaram na identificação das necessidades individuais e motivacionais dos funcionários, bem como de seu motivador comportamental. A partir da análise dos dados coletados foi possível identificar a hierarquia das necessidades de Maslow presentes nos funcionários: fisiológicas, de segurança (necessidades primárias) bem como as de associação ou sociais, de autoestima ou estima ou status e de autorrealização (necessidades secundárias). Constatou-se que o motivo de insatisfação que prevaleceu na hierarquia das necessidades de Maslow foi à necessidade de associação ou social, ou seja, a manutenção com relacionamentos sociais, necessidade de ser aceito como membro do grupo e o pertencimento organizacional foram sinalizadas pelos funcionários do HE Dr. Daniel Houly como potencialmente necessárias, logo, essas pessoas valorizam formas de trabalhos que possibilitem não só a ascensão profissional (reconhecimento por parte da gestão), como também à construção de relacionamentos interpessoais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Interno - 2215167 - MARCOS EDUARDO ZAMBANINI
Presidente - 1825048 - NATHALIA CARVALHO MOREIRA

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