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Banca de QUALIFICAÇÃO: MANDARLAN HALLEI NASCIMENTO PEREIRA
01/02/2019 09:15


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MANDARLAN HALLEI NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 06/02/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PROEC/CCET/UFS
TÍTULO: ANÁLISE COMPARATIVA DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE CONCRETO ASFÁLTICO USANDO LIGANTE MODIFICADO POR VIA SECA E POR VIA ÚMIDA COM MISTURA DE RESÍDUO INDUSTRIAL: BORRACHA DE RECAUCHUTAGEM DE PNEUS E BORRA OLEOSA DE PETRÓLEO
PALAVRAS-CHAVES: concreto asfáltico ligante asfáltico modificado, resíduo industrial, comportamento mecânico.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Infra-Estrutura de Transportes
ESPECIALIDADE: Rodovias; Projeto e Construção
RESUMO:

A camada de revestimento asfáltico dos pavimentos rodoviários tem a função de resistir a esforços que provém das cargas dos tráfegos de veículos e proporcionar aos usuários segurança e conforto. Na construção das rodovias o material empregado nos revestimentos dos pavimentos flexíveis é o concreto betuminoso usinado à quente ou a frio e no Brasil o mais empregado é o concreto betuminoso usinado à quente (CBUQ), cuja aglutinação dos agregados é feita por meio do ligante asfáltico em proporções pré-definidas. O elevado tráfego de veículos nas rodovias e as ações climáticas ocasiona a perda de qualidades funcionais e estruturais do revestimento do pavimento, que degrada mais rápido diminuindo seu tempo de vida útil. O aumento da resistência e durabilidade dos materiais que compõem o revestimento do pavimento proporciona melhor comportamento mecânico do pavimento e evita defeitos como deformação permanente e fadiga. O objetivo do presente estudo é produzir concreto asfáltico tipo CBUQ, em laboratório, com ligante asfáltico modificado com mistura de resíduos industriais: borracha de recauchutagem de pneus e borra oleosa de petróleo utilizando a metodologia de processo por via seca e comparar o seu desempenho mecânico com o ligante asfáltico modificado com os mesmos resíduos industriais, utilizando a metodologia de processo por via úmida, dosados pelo método Marshall e Superpave, por meio de ensaios de resistência à tração por compressão diametral, desgaste Cântabro, módulo de resiliência, fadiga e creep dinâmico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426443 - GISELIA CARDOSO
Interno - 1060725 - GUILHERME BRAVO DE OLIVEIRA ALMEIDA
Externo ao Programa - 1692550 - MARCELO MASSAYOSHI UEKI

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