UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: VALÉRIA MARIA AZEVEDO GUIMARÃES
31/01/2019 14:01

DISCENTE: VALÉRIA MARIA AZEVEDO GUIMARÃES
DATA: 01/02/2019
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A SEXUALIDADE: UM ESTUDO COM DISCENTES SURDOS
PALAVRAS-CHAVES: representação social; sexualidade; surdo.
ÁREA: Psicologia

A sexualidade está presente no desenvolvimento do ser humano, sendo manifestada de diferentes modos de acordo com cada fase do sujeito. Apesar de ser uma temática divulgada na mídia, ainda é notória a existência de mitos e tabus na sociedade atual, o que compromete a transmissão de informações sobre esse assunto. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo compreender as representações sociais que os discentes surdos possuem acerca da sexualidade, sendo suas ações influenciadas por estas representações. Esta pesquisa teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, que permite elucidar os aspectos históricos, culturais e políticos que cercam o sujeito e com isso acessar o conhecimento proveniente do senso comum, com o entendimento científico sobre a sexualidade. Para tanto, a dissertação foi estruturada em 3 capítulos apresentados no formato de artigo (2 revisões sistemáticas e 1 estudo empírico). No Capítulo 1, foi elaborada a revisão sistemática sobre as representações sociais e a surdez, no período de 1990 a 2017, em cinco bancos de dados (SciELO, PePSIC, LILACS, PsycINFO e Scopus). O Capítulo 2 abordou a sexualidade e surdez através da revisão sistemática, no período de 2000 a 2017, utilizando o SciELO, PePSIC, LILACS, PsycINFO e Scopus como bancos de dados. O Capítulo 3 teve como amostra 10 alunos surdos dos ensinos fundamental maior (9º ano) e médio (1º, 2º e 3º ano). As representações sociais da sexualidade destes participantes estavam ancoradas no cuidado com a saúde sexual, nas relações com os pares, com a família e nas relações íntimas de afeto. As análises dos estudos empíricos foram elaboradas pelo software IRAMUTEQ. De acordo com os capítulos produzidos, percebeu-se a escassez de estudos referentes as representações sociais, surdez e sexualidade e que a temática da sexualidade é pouco debatida no ambiente familiar. Desta forma, os amigos, o(a) namorado(a) e os professores foram os mais citados como fontes de informações. Vale ressaltar que o foco das orientações recebidas, pelos estudantes, estava voltado para a prevenção de comportamentos de risco dos jovens surdos.

Presidente - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Interno - 2227489 - DALILA XAVIER DE FRANCA
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf