Banca de DEFESA: CLAUDIA VIRGINIA FONTES SACRAMENTO
30/01/2019 20:17
Esta dissertação analisa uma experiência de leitura literária multimodal a partir da interação com gênero diário de ficção, tendo como objeto de estudo o livro “Um romance em quadrinhos”, primeiro livro da coleção “Diário de um Banana” de Jeff Kinney. O objetivo principal desse estudo é apresentar procedimentos de leitura literária, descrevendo o contexto de produção, bem como a análise dos recursos linguístico-imagético-discursivas que exploram o domínio das capacidades de linguagem para promover a leitura de textos que vinculam a linguagem verbal com a visual na construção de sentido. A pesquisa se fundamentou em contribuições do quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) proposto por Bronckart (2007) e Machado (1998), alargando as discussões de análise com base em Bakhtin (2011; 2016), Marcuschi (2004;2008), Kress e van Leeuwen (2006). Este estudo descreve a aplicação de atividade de leitura multimodal em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual. Para o desenvolvimento metodológico dessa pesquisa, foi adotada a pesquisa-ação com as contribuições propostas por Thiollent (2011). Além disso, utilizou-se como dispositivo didático o modelo de Sequência Didática (SD), proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), adaptado para a leitura, tomando como base a colaboração de Leurquin (2014) e Cosson (2009). A partir dos subsídios teóricos, apresenta-se uma proposta de intervenção com relato das oficinas e das atividades de interpretação aplicadas em sala de aula. Como produto dessa pesquisa de cunho pedagógico, divulga-se um caderno de atividades para a leitura de textos do gênero diário de ficção.
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