Banca de DEFESA: PRISCILA MENDONCA MOURA
30/01/2019 11:38
A presente pesquisa analisou as produções textuais de uma turma do 6º ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede pública estadual de Santo Amaro das Brotas – SE, em busca de estratégias para ressignificar a produção escrita através do desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos discentes, isto é, por meio do fortalecimento da autoestima e da identidade, como uma alternativa no combate ao o ciclo de fracassos na escola pública. Pautada nos moldes da pesquisa qualitativa, desenvolvemos a pesquisa-ação por meio de uma sequência didática desenvolvida em sete etapas, tendo como produto um caderno pedagógico. O gênero relato pessoal foi o principal instrumento de coleta de dados e intervenção. O aporte teórico desse estudo foi norteado a partir do estudo acerca das habilidades socioemocionais de Abed (2016); da concepção sócio-histórica e dialógica proposta por Bakhtin (2003) em consonância com o interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999); Cosson (2016), Rojo (2009), Kleiman (2010) e Soares (2003, 2007, 2016) foram utilizados como referência para as teorias de letramento; Marcuschi (2002, 2003) para tratar dos gêneros textuais; Borba (2013, 2014), Leffa (1996), Solé (1998) e Oliveira (2010) para tratar dos aspectos da leitura e da escrita; Passarelli (2012) e Geraldi (2012) no que concerne ao ensino de produção textual; Perrenoud (2000), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) embasaram a sequência didática, Jung (2008) trouxe os conceitos sobre símbolos e arquétipos; Campbel (2008) e Vogler (2015) foram utilizados para abordar a jornada do herói. A análise da aplicação mostrou que a sequência didática proporcionou reflexão sobre a identidade e o propósito de vida, alguns alunos ampliaram seus relatos pessoais, durante a escrita processual, com uma percepção positiva de si, além de proporcionar de maneira eficaz o vínculo entre os pares educativos.
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