UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: NICÉLIA NUNES AZEVÊDO PEREIRA
30/01/2019 11:38

DISCENTE: NICÉLIA NUNES AZEVÊDO PEREIRA
DATA: 18/02/2019
LOCAL: Didática 6 - sala 10
TÍTULO: DIÁLOGO VERBO-VISUAL EM TIRINHA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: FORMANDO LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Tirinha; História em quadrinhos; Leitura verbo-visual; Onomatopeias; Oralidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este estudo, intitulado Diálogo verbo-visual em tirinha e história em quadrinhos: formando leitores no Ensino Fundamental, teve como objetivo incentivar os alunos da turma A do 6º ano, do Colégio Estadual Professor Paulo Freire, vinculado à Rede Estadual de Ensino do Estado de Sergipe, à aquisição de habilidades de leitura dos gêneros tirinha e história em quadrinhos. O foco desta intervenção concentra-se na leitura das onomatopeias, bastante presentes nos gêneros trabalhados, valorizando a articulação verbo-visual em sua composição e na sua construção de sentidos, buscamos explorar a temática junina, que contemplou o palco das produções finais dos alunos, enaltecendo, ainda mais, esse trabalho por tratar-se de algo que faz parte do cotidiano social e cultural em que os educandos estão inseridos. Para tanto, fez-se necessário um estudo à luz das teorias na perspectiva da leitura da linguagem verbal e não verbal. Por isso a pesquisa foi realizada no âmbito da formação de leitores, de abordagem qualitativa e com viés intervencionista com base nos estudos de Bakthin (1992; 2003), Dionísio (2007; 2010), Koch e Elias (2015), Leffa (1996), Marcuschi (2008), Ramos (2009; 2014; 2017), Solé (1996), dentre outros autores. Do ponto de vista da prática em sala de aula, o trabalho foi estruturado em torno de uma sequência didática aplicada na turma escolhida, que participou de atividades de leitura e dos aspectos estruturais dos dois gêneros em questão, além de um jogo. Para a execução de todas essas atividades, foi necessário realizar a leitura simultânea das linguagens verbal e visual, constitutivas dos gêneros tirinha e história em quadrinhos. O produto final deste trabalho é um relatório contendo os passos para o desenvolvimento da sequência didática, bem como os resultados alcançados quanto aos aspectos composicionais dos gêneros e, principalmente, a compreensão do caráter de oralidade presente nas onomatopeias. Os resultados demonstram que houve um avanço significativo quanto à leitura do texto verbo-visual, em razão do trabalho detalhado da estrutura dos dois gêneros. Assim, entendemos que a nossa sequência didática serve como um instrumento de auxílio no trabalho do professor, podendo ser adaptado conforme as ocasiões.

Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 2159861 - RENATA FERREIRA COSTA BONIFÁCIO
Externo ao Programa - 1324306 - JOSALBA FABIANA DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10