UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA LUCIENE DE MOURA
30/01/2019 11:38

DISCENTE: MARIA LUCIENE DE MOURA
DATA: 18/02/2019
LOCAL: Didática 6 - sala 10
TÍTULO: NARRATIVAS MITOLÓGICAS E FORMAÇÃO DE LEITORES
PALAVRAS-CHAVES: Literatura; Narrativas Míticas; Leitura; Letramento Literário; Figurativização.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Diante do desafio proposto à escola e aos professores de língua portuguesa de formar leitores proficientes nas leituras escolares e de mundo é que o presente trabalho, ancorado na literatura e na concepção de letramento literário (Cosson, 2016), propõe uma pesquisa de caráter intervencionista aplicada em uma turma de 7º ano do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas, localizado na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE). A intervenção pedagógica teve por objetivo central promover a ampliação da competência leitora dos alunos, ao desenvolver a habilidade interpretativa, por meio da análise da linguagem literária das narrativas míticas, com foco na figurativização (FIORIN, 1998). Além disso, objetivou-se também contribuir para a promoção do letramento literário dos estudantes, despertando o gosto pela leitura, para além da decodificação dos textos, a fim de apreender e refletir sobre as temáticas e as características subjacentes às narrativas mitológicas. Para a execução de tal proposta, lançamos mão da leitura literária e organizamos uma sequência didática em que se privilegiou o ensino e desenvolvimento de estratégias de leitura, atrelando conhecimento composicional, linguístico, literário e mítico ao lúdico, na medida em que se atribuíam os sentidos aos textos. Todas as atividades propostas se desenvolveram, tendo o texto mítico como unidade básica do ensino, por isso foram selecionadas e exploradas, em diferentes etapas, as narrativas ―Eco e Narciso‖ e ―Cupido e Psiquê‖, da obra Histórias Greco-Romanas (2013), de Ana Maria Machado e ―Teseu, o Ateniense‖, do livro Contos e Lendas da Mitologia Grega, de Claude Pouzadoux (2001), por acreditarmos que a leitura de textos literários, por meio do gênero mito, e em conformidade com a concepção do letramento literário, pode contribuir para a aquisição e consolidação de saberes essenciais à formação plena do sujeito leitor. Em razão disso, nossa proposta de trabalho está fundamentada essencialmente nas teorias de Solé (1998), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Geraldi (2012), Cosson (2016), Candido (1998) e Terra (2014), entre outros, no que se refere à leitura, literatura e letramento literário; e nas teorias de Campbell (2016), Eliade (1973), Lewis (2009), Rocha (2012), Ruthven (2010), Fiorin (1998), Proença Filho (2007) etc., no que diz respeito ao mito e à linguagem literária. Com a execução da proposta pedagógica, obtivemos como resultados o aprofundamento de conhecimentos míticos-literários e a ampliação da competência leitora e discursiva dos alunos, na medida em que liam, construíam e compartilhavam os sentidos das narrativas exploradas.

Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo ao Programa - 1324306 - JOSALBA FABIANA DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf