UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: MARIA DE LOURDES OLIVEIRA ALMEIDA
30/01/2019 11:38

DISCENTE: MARIA DE LOURDES OLIVEIRA ALMEIDA
DATA: 22/02/2019
LOCAL: Sala 10 Didatica VI
TÍTULO: Produção de Histórias em Quadrinhos (HQ) no processo de Aprendizagem da Leitura e da Escrita
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Escrita. História em Quadrinhos (HQ). Ortografia.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Neste estudo, abordou-se a leitura e a escrita das Histórias em quadrinhos (HQ). Explorou-se a importância da leitura na formação educacional, em especial, no ensino de língua portuguesa, pois é a partir dela que o estudante logrará êxito na escola e na vida social. O processo de ensino e aprendizado do aluno em relação à escrita é uma continuação do estudo da leitura, tendo em vista não ser possível trabalhar a escrita sem ter a leitura como suporte. Cabe ao professor formular novas estratégias no ensino desses dois conhecimentos, assim, utilizou-se como inovação metodológica a leitura, análise e produção de HQ pelos alunos. Foi a partir dessas produções que os discentes aumentaram seu contato em sala de aula, principalmente, em relação à leitura e à escrita. Nas elaborações das HQ usamos as questões socioambientais, com foco no uso consciente da água na escola; Após a produção das HQ, elaboramos e aplicamos o jogo “Bingo Ortográfico”, pois notamos domínio precário em relação às escolhas ortográficas. Além de desenvolver a consciência fonológica, o “Bingo” ativa conhecimentos já acumulados e provoca uma competição saudável pelo caráter lúdico do jogo. Trabalhou-se com a turma do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju/SE. As atividades foram aplicadas em dez aulas, de cinquenta minutos cada, durante o mês de julho de 2018. Utilizamos como instrumental para diagnosticar os níveis de leitura e escrita dos alunos duas atividades intituladas como teste de entrada e teste de saída, ambos analisados, a partir dos critérios estabelecidos no barema, com intuito de avaliar a evolução dos discentes de maneira qualitativa e quantitativa, dividido em parâmetros e níveis. O projeto foi tão proveitoso que a equipe gestora convidou a pesquisadora a dar continuidade, dessa vez, envolvendo alunos de turmas variadas, dos níveis fundamental e médio. No teste de entrada observou-se que a escrita dos alunos apresenta defasagem de aprendizagem no tocante ao domínio da ortografia, ausência de pontuação e acentuação como também a escrita da sibilante –S. Muitos alunos apresentaram dificuldade em relacionar o som à letra a ser grafada; em relação ao total dos alunos apenas um pequeno percentual conseguiu atender ao comando para a produção do texto, porém um quantitativo bem significativo já tem internalizado os elementos de uma narração, suas características, o processo de interlocução e suas adequações. No teste de saída alcançou-se uma melhora nos resultado: adequaram a escrita, observando as prescrições das regras ortográficas e gramaticais; houve um resultado bem significativo na construção textual, no tocante à tipologia, no caso a proposta de uma sequência narrativa em quadrinhos, de forma progressiva em busca de uma unidade de sentido; também verificou-se um crescimento gradual no que tange aos elementos de textualização e pragmáticos. Conclui-se que a função relevante da leitura e escrita como prática social nas aulas de Língua Portuguesa com o objetivo de auxiliar os alunos a perceberem a finalidade de desenvolver a habilidade da escrita nos padrões convencionados pela língua, faz-se necessária para a formação do cidadão a fim de capacitá-lo a atender às demandas exigidas pela sociedade letrada do século XXI.

Presidente - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Interno - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA