UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIA MARIA DA SILVA FREIRE
30/01/2019 11:38

DISCENTE: LIDIA MARIA DA SILVA FREIRE
DATA: 25/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DE LETRAS
TÍTULO: AGUÇANDO MECANISMOS DE COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DE PRÁTICAS DE LEITURA DE CONTOS ESCOLHIDOS
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Letramento Literário. Conto
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Este trabalho apresenta um estudo sobre o ensino de estratégias de leitura do texto literário, voltada para alguns clássicos da Literatura brasileira, a partir do gênero conto, com alunos do 8º ano de uma escola pública estadual no município de Tobias Barreto – Sergipe. Tendo em vista a carência de leitura dos alunos, a pouca habilidade de interpretação de texto e a falta de afinidade no tratamento com as obras clássicas, visíveis durante as aulas de Língua Portuguesa, faz-se primordial o desenvolvimento de estratégias interventivas ante esse quadro, pois é somente no ambiente escolar que os discentes têm contato com esse tipo de leitura, importante para a formação da consciência crítica e cidadã dos mesmos, bem como à humanização da sociedade frente ao tecnicismo pós-moderno. Logo, espera-se que a escola promova um contato mais efetivo e afetivo com a forma de arte mais antiga da sociedade. Por isso, esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do letramento literário proposto por Rildo Cosson (2016), das concepções de leitura abordadas por Koch e Elias (2007) e Kleiman (2012) e dos processos e estratégias de leitura evidenciados por Kato (2007) Solé (1998) e Dolz e Scheneuwly (2004) à luz dos descritores presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – para o Ensino Fundamental e pautada também no Projeto Político Pedagógico da escola, o qual enfatiza a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento de uma proficiência leitora. Com isso, espera-se que os alunos, a partir de suas vivências e com base nos contos escolhidos, possam se tornar um leitor habilidoso, cujas habilidades perpassem todos os níveis de leitura de um texto, desde aqueles mais simples até os mais complexos.

Presidente - 1785624 - LAURA CAMILA BRAZ DE ALMEIDA
Interno - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Externo à Instituição - MARCELA MOURA TORRES PAIM

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10