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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE DOS SANTOS LIMA
30/01/2019 11:38


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOYCE DOS SANTOS LIMA
DATA: 22/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 12 - Didática 06 - UFS
TÍTULO: AH! AMADA AMANDA: A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO SUBSÍDIO PARA TRABALHAR A SUPRESSÃO DA CONSOANTE NASAL EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA
PALAVRAS-CHAVES: alfabetização; consciência fonológica; coda silábica; nasalização.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho aborda os processos fonológicos mais incidentes nas séries iniciais
do ensino fundamental, em especial, a supressão da nasal em posição de coda silábica no
início do processo de aquisição da linguagem escrita. Analisamos a escrita espontânea de
20 alunos do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal do interior
de Sergipe, a partir de um exercício denominado de “ditado visual”. Através deste,
verificamos os níveis de escrita em que essas crianças encontram-se, segundo a
classificação de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, em estudos mencionados no livro
“Psicogênese da língua escrita”, bem como a influência da fala na codificação, o domínio
do sistema de escrita alfabética do PB e o tratamento que o professor alfabetizador dá às
questões linguísticas. A atividade consiste em escrever, conforme a sua percepção, o
nome das figuras. É importante destacar que dos 20 escolares, que responderam a
atividade, analisamos a produção de apenas 13, que encontram-se no nível alfabético ou
silábico- alfabético. As figuras usadas contemplavam a nasal em posição de coda silábica
(manga, panda, banda, fonte, ponte, etc.). Objetivamos com tal estudo, entender as
possíveis causas para o fenômeno citado, bem como apresentar uma proposta didática que
contemple tal processo. Buscamos respaldo em documentos norteadores da educação no
Brasil, a exemplo da BNCC e PCNs e em autores como Magda Soares(2008) para tratar
de alfabetização e letramento e Scliar Cabral(2003), Cagliari(2009), Lamprecht(2009),
Cristófaro-Silva (2011), dentre outros, para lidar das questões fonológicas. De posse dos
dados, verificamos que o apagamento de segmento nasal só ocorre em contexto
específico, ou seja, em posição de coda, o que importa dizer que em uma palavra
construída com sílaba CV, esse processo não ocorre como em: cama cana e fama.
Acreditamos que o presente trabalho colabore com a conscientização de que é necessário
que a formação inicial de alfabetizadores tenha o mínimo de linguística, e se assim não
for, seja desenvolvido em sua formação continuada, com base nas novas exigências nesta
área. Compreendemos que não existe uma mágica para alfabetizar e não enxergamos a
consciência fonológica como tal, mas ressaltamos a importância da manipulação dos
grafemas e da reflexão sobre os segmentos sonoros das palavras para o avanço no que diz
respeito aos níveis de escrita alfabética.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1871691 - VANESSA GONZAGA NUNES
Interno - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - LUCIANA LUCENTE

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