Banca de QUALIFICAÇÃO: JACI DOS SANTOS
30/01/2019 11:38
Na docência, buscamos frequentemente instrumentos que ampliem o nível de letramentos dos estudantes (ROJO, 2008; KLEIMAN,2014; DUDENEY, 2016). Com objetivos diferentes, professor e aluno se tornam caçadores de sentidos. Diante disso, verificamos através de aplicação de sondagem dificuldade dos estudantes no que compete à compreensão de aspectos morfossintáticos e semânticos presentes no texto escrito. Nessa atividade proposta aos estudantes do 9º ano, do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela, em Aracaju, Sergipe, detectou-se, dificuldade em compreenderem aspectos relacionados ao significado da palavra em contextos diferentes e em distinguirem alguns gêneros textuais com os quais já deveriam ter mais familiaridade, como o verbete de dicionário ou de enciclopédia. Esse projeto didático-pedagógico desenvolvido no PROFLETRAS buscou, portanto, sistematizar atividades, intensificando o trabalho com verbete a fim de instrumentalizar o estudante a melhorar seu desempenho em compreensão textual. Para tal, nessa etapa, desenvolvemos uma sequência didática destinada ao trabalho com verbete de enciclopédia. A partir desse gênero textual (DOLZ e SCHENEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008), exploramos suas características em suportes impresso e virtual como a Wikipédia (DUDENEY, 2016). Por ser ele um texto informativo e expositivo (ROJO, 2008) representou, assim, uma oportunidade de exploração do acervo lexical de caráter mais denotativo culminando na escrita colaborativa de texto sobre a escola Petrônio Portela. Incentivamo-los, noutro momento do projeto, a cultivar o hábito da pesquisa em verbetes de dicionário. Através da leitura de contos (COSSON, 2016) aguçamos a curiosidade deles para o viés conotativo da linguagem. Dessa experiência, organizamos um roteiro de leitura que contemplasse as peculiaridades do texto literário consoante à busca do sentido das palavras. Assim, pretendemos dar continuidade a esse projeto elaborando um caderno pedagógico em que se contemplem essas atividades, aliando-as às que abordem o campo semântico enfocando o caráter polissêmico das palavras em seus aspectos denotativo e conotativo.
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