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Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELLA DA CONCEIÇÃO ARAUJO
30/01/2019 11:37


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABELLA DA CONCEIÇÃO ARAUJO
DATA: 20/02/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório - Didática 2 - 1º andar
TÍTULO: CONTO DE DETETIVE: ESTRATÉGIAS PARA TRABALHAR O CONFLITO NA NARRATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Conflito da narrativa. Conto de detetive. Leitura. Jogo.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta intervencionista, a partir do conto detetivesco, que possa minimizar as dificuldades dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de identificarem o conflito e sua função nas narrativas, fatores que prejudicam não só a compreensão e interpretação de textos dessa tipologia, mas também a produção de textos ficcionais narrativos. A metodologia utilizada nessa pesquisa é de caráter qualitativo, e foi organizada em três partes norteadoras: revisão teórica, análise dos contos de detetive e proposta de intervenção. A atividade intervencionista está pautada na concepção de leitura sociointeracionista, que envolve o autor, o texto e o leitor (ISER, 1979), em atividade lúdica (HUIZINGA, 2007), que visa possibilitar ao aluno o deleite, o desenvolvimento e o exercício de habilidades linguísticas, e, por fim, a reflexão sobre o papel da mulher nas narrativas detetivescas, espaço histórico de hegemonia masculina. Como principal base teórica, recorremos aos preceitos da Estética da Recepção, de Jauss (1979), e à Teoria do Efeito Estético, de Iser (1979); às considerações de leitura de Solé (1998), Leffa (1996) e Freire (1992); às concepções de Cortázar (1993), Gotlib (1990), Poe (1976) e Moisés (1974) acerca da teoria do conto; às reflexões de Todorov (2003) e Reimão (1983) sobre a literatura policial/detetivesca; e Cosson (2009), teórico que discorre sobre o letramento literário. Dessa forma, os teóricos da literatura, assim como os que discutem as concepções de leitura e o aspecto didático-pedagógico do jogo, se entrelaçam neste trabalho, para que possamos, por um lado, construir uma proposta intervencionista que considera o conhecimento de mundo dos discentes e reflete sobre a ausência da mulher como protagonista das histórias de detetive, por outro, desenvolver a percepção dos aspectos composicionais e estilísticos do texto literário, por meio de uma atividade de caráter lúdico, que desperte o entusiasmo e o desenvolvimento linguístico dos estudantes. Sendo assim, espera-se que, após a atividade intervencionista, os discentes consigam identificar e compreender a função do conflito nas narrativas, assim como os componentes estruturais, temáticos e enunciativos dos contos de detetive.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - MARCUS VINÍCIUS MATIAS

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