UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de DEFESA: DIANA SILVA SANTOS
30/01/2019 11:37

DISCENTE: DIANA SILVA SANTOS
DATA: 22/02/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DA POSGRAP
TÍTULO: O EFEITO DE HUMOR NA CONSTRUÇÃO DE PIADAS COM TEOR RACISTA - UM CAMINHO PARA A COMPREENSÃO?
PALAVRAS-CHAVES: Compreensão textual. Efeito de humor. Gênero piada. Processo de ensino-aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Sabe-se que trabalhar o ensino da língua é um grande desafio para os professores da área, pois há, entre outras questões, registros de fracasso quanto ao desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita, habilidades tão fundamentais à proficiência na língua, apresentadas pelos discentes nos diferentes níveis de aprendizagem. Os resultados de exames como PISA e SAEB confirmam tal cenário. A par de um teste empírico realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental da rede estadual, no município de Feira Nova/SE, constatou-se que os estudantes sentiam dificuldade de identificar o efeito de humor em textos que lhes foram apresentados. Dada a importância dessa habilidade para o universo social, este estudo buscou verificar, a partir da aplicação do Caderno Pedagógico intitulado “Cartas do humor”,“ O efeito de humor na construção de piadas com teor racista – um caminho para a compreensão textual?”, como a identificação dos elementos responsáveis pela construção do efeito de humor, no gênero piada, funcionaria enquanto um exercício para a compreensão textual. Para tanto, adotou-se a perspectiva de que a língua é um meio de interação sociocultural, devendo o processo de ensino-aprendizagem ser feito a partir do texto, com ênfase na compreensão e na produção textuais. Ganharam destaque os trabalhos de Muniz (2004) e Possenti (1998), quanto à concepção da piada enquanto gênero textual; os estudos de Possenti (1998), Raskin (1987) e Travaglia (1990) sobre processamento do humor de um ponto de vista linguístico; a perspectiva processual de escrita destacada em Passareli (2012); a prática de ensino voltada para a compreensão textual apresentada por Mascuschi (2008). Metodologicamente, o Caderno fora estruturado em cinco etapas: i) reflexão sobre o preconceito etnorracial, bem como sobre a importância do processo de produção, recepção e circulação de textos de humor – a piada; ii) apresentação do gênero piada, a par da identificação dos elementos linguísticos que a definem como pertencente à sequência narrativa; iii) identificação de estratégias utilizadas para a construção do efeito de humor no gênero piada; iv) contação de piadas, com foco na produção de notas explicativas e na compreensão de texto; e v) exibição de uma atividade lúdica, construída com os textos produzidos pelos alunos na etapa anterior. A análise dessa aplicação mostrou resultados positivos, na medida em que conseguiu envolver os estudantes em práticas interativas de desenvolvimento da leitura e da escrita, habilidades fundamentais à proficiência na língua, a partir de uma reflexão quanto a aspectos de natureza sociohistórica e cultural ligados a um gênero pouco trabalhado em sala de aula. Por extensão, pôde-se constatar que a identificação do efeito de humor serviu como ferramenta propulsora para a compreensão, vista aqui como uma forma de produção textual. Nesse sentido, a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades específicas do ensino de Língua Portuguesa, atrelados ao valor social, contribuíram para fomentar a formação cidadã dos alunos, vez que se debruçaram a não apenas pensar sobre um tema, ou sobre um gênero, mas em buscar compreender os mecanismos que um usuário da língua pode validar para produzir sentido(s) em seus respectivos textos.

Presidente - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Interno - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf