Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEDIA MARIA DOS SANTOS
30/01/2019 11:37
Este trabalho tem o objetivo propor a elaboração de um jogo como ferramenta pedagógica, em que os estudantes reconheçam as funções da descrição de personagens, lugares, fenômenos e objetos no texto narrativo, por meio da leitura do romance O tesouro de Jaboatão: história e fantasia (SANTOS, 1955) por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Josino Menezes, em Japoatã, Sergipe. Para a realização da pesquisa, do tipo qualitativo, o conhecimento acerca da leitura de textos literários foi fundamentado teoricamente em Cosson (2006) e Candido (1995, 2006). Quanto ao estudo do gênero romance, teve como teórico Moisés (2003). A teoria literária sobre descrição foi embasada em Lukács (1965) e Garcia (1967). Para o estudo da descrição, o arcabouço teórico da pesquisa se baseia nos estudos de Marquesi (2004) e Neis (1987), ambos pautados nas concepções de Adam, Hamon e Adam & Petitjean. Tendo em vista que o adjetivo é um elemento léxico-gramatical e semântico-discurso recorrente nas descrições utilizamos também os estudos de Maher (1987) e Gonçalves-Segundo (2017). Esperamos que com a aplicação do projeto de intervenção, cuja ferramenta será o jogo, os estudantes reconheçam a descrição e suas funções tanto na leitura do romance quanto na leitura e na produção de outros textos.
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