Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXSANDRO ARAUJO CAVALCANTE
30/01/2019 11:37
Em geral, incumbe à escola a tarefa de criar no aluno o gosto pela leitura, pela literatura e pela poesia, criando condições para incentivar a criatividade, a intuição e o ludismo, bem como desperta-lhe a sensibilidade artística e poética. Apesar disso, em consequência de uma distorcida visão utilitarista e mercadológica, a poesia e a arte em geral integram um campo não lucrativo, muitos professores do ensino fundamental sentem-se culpados quando ocupam as aulas de Língua Portuguesa com a literatura, com a poesia, e com a música. Consideram ser uma perda de tempo haja vista haver conteúdos gramaticais obrigatórios mais “necessários, úteis e urgentes”. O presente trabalho tem por objetivo estimular a leitura e promover o letramento poético através do trabalho com as músicas “Trem Bala” de Ana Vilela, “Pais e Filhos” da banda Legião Urbana e “Flor de Lis” de Djavan na turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Desembargador José Sotero Vieira de Melo do município de Rosário do Catete-SE. Serviram de embasamento teórico para nossas considerações os textos de Cândido (2011), Paz (2012), Staiger (1974), Todorov (2009), Compagnon (2012), Cosson, (2012), Neusa Sorrenti (2013) e Goldstein (2006).
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