UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 15 de Junho de 2021


Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BRENO MOURA DA CONCEIÇÃO
29/01/2019 14:48


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRENO MOURA DA CONCEIÇÃO
DATA: 28/02/2019
HORA: 09:30
LOCAL: Sala Multiuso do PPEC
TÍTULO: Efeito do Parasitismo na Condição Corporal e em Aspectos Reprodutivos de Tropidurus hispidus e Tropidurus semitaeniatus (Lacertilia; Tropiduridae) em áreas com diferentes estados de Conservação.
PALAVRAS-CHAVES: Lagartos, ectoparasitismo, endoparasitismo
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
SUBÁREA: Ecologia de Ecossistemas
RESUMO:

O parasitismo causa inúmeros danos aos hospedeiros, infligindo perturbações patológicas, impactando as dinâmicas populacionais e reduzindo o fitness adaptativo dos hospedeiros. Assim, entender o impacto de parasitos em alguns aspectos morfológicos e reprodutivos em lagartos, que ocupam hábitats com diferentes níveis de conservação ambiental, é de suma importância para a compreensão da relação parasita-hospedeiro, que é insuficientemente estudada no grupo, e que possui um papel fundamental na dinâmica de populações. Para isso, espécimes de Tropidurus hispidus e Tropidurus semitaeniatus vem sendo coletados em pelo menos seis áreas de Caatinga com diferentes graus de conservação. Os animais terão seus parasitos triados e identificados. Serão avaliados os efeitos do parasitismo em lagartos em relação aos índices de condição corporal, acúmulo de gordura inguinal e em aspectos reprodutivos nas diferentes áreas. As seguintes hipóteses serão testadas: 1) Parasitos (ectoparasitos, hemoparasitos e endoparasitos dos pulmões e do sistema digestório) alteram o índice de condição corporal e o acúmulo de gordura inguinal das espécies de lagartos estudadas; 2) Parasitos comprometem a reprodução desses lagartos; 3) Há diferenças nos índices descritores de parasitismo (taxa de prevalência, infestação média e abundância média) em populações de lagartos que vivem em hábitats conservados e não conservados.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1775420 - GUSTAVO LUIS HIROSE
Externo à Instituição - JAQUELINE BIANQUE DE OLIVEIRA
Presidente - 1543186 - RENATO GOMES FARIA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15368-99f189d34b