UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: CRISLENE GOIS SANTOS
28/01/2019 08:54

DISCENTE: CRISLENE GOIS SANTOS
DATA: 11/02/2019
LOCAL: A definir
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E A APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: TDAH; Aprendizagem; Teses e dissertações; Normalidade; Patologia.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um fenômeno clínico de ordem médico-psiquiátrico, catalogado e classificado por dois documentos internacionais: DSM-V e o CID-10 - O primeiro adota os termos da sigla TDAH e o segundo, utiliza-se do termo “Transtorno Hipercinético” (TH) - que servem de parâmetro para diagnosticar muitas pessoas, principalmente em idade escolar. Com isso, cada vez mais é atribuída aos educadores a função de ensinar crianças e a de se atentarem para as possíveis dificuldades que elas possam apresentar na aprendizagem. Desse modo, a literatura aponta que cabe ao professor a função de ser um auxiliador para o diagnóstico de possíveis transtornos que interferem na aprendizagem, sendo um deles o TDAH. Esta pesquisa visou centralmente compreender, com base em uma análise de dezessete (17) pesquisas, incluindo teses e dissertações brasileiras na área da educação, qual a relação existente entre TDAH e aprendizagem. Para isso optou-se por uma pesquisa de cunho quali-quantitativa amparada em um estudo de revisão bibliográfica de seleção, categorização e análise dos dados, a partir das etapas sugeridas por Salvador (1981). Para conceituar e problematizar o TDAH e a aprendizagem, a discussão teórica fundamentou-se em: Bachelard (1996); Muszkat (2012); Conceição (2015); Silva (2009); Rohde e Mattos (2008); Moysés e Collares (2010); Caliman e Domitrovic (2013), Souza (2017) Wajnsztejn e Malloy-Diniz (2010) dentre outros. E para dialogar com os dados encontrados: Canguilhem(2009); Wallon (2007); Diaz (2011); Lefrançois (2008); Topczewski (1999); Boiaski (2007) e Rondini et al. (2015); o DSM-V (2014) e o CID-10 (2009). Tendo em vista algumas categorias como: atenção, concentração, imitação, interação, memória, motivação, treino e repetição, o presente estudo pôde observar através dos dados, os discursos que os estudiosos em educação vêm se utilizando para explicar o patológico com vista na normalidade, bem como os seus fundamentos científicos, sugestivos e interventivos para se restabelecer a ordem e a aprendizagem dentro da escola. Portanto, os dados e discussões apresentados neste estudo, servem para observar não só o discurso dos pesquisadores em educação, como também propor uma reflexão sobre as possibilidades de se pensar o outro para além das suas limitações e enquadramentos médico, pedagógicos e sociais.

Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Presidente - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Interno - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA