UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURIANE RIBEIRO REIS
24/01/2019 15:13

DISCENTE: LOURIANE RIBEIRO REIS
DATA: 21/02/2019
LOCAL: sala 10 - Didática 6
TÍTULO: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA ARGUMENTATIVA ESCRITA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Processo de ensino-aprendizagem. Ensino de argumentação. Plantin.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

Este trabalho decorre de uma pesquisa que visa a colaborar com as práticas dos professores do colégio municipal de Araçás/BA, uma vez que o estudo sistematizado da argumentação é pouco oportunizado nessa instituição. Assim, este trabalho discute como efetivar o ensino da argumentação no contexto escolar, a fim de pensar em possibilidades para o desenvolvimento da capacidade argumentativa escrita de estudantes do 9º ano do ensino fundamental (nos anos finais). Apoiamo-nos na concepção de língua como prática sócio-histórica (BAKHTIN, 2010) e com base em uma metodologia de pesquisa-ação (TRIPP, 2005), esta pesquisa será realizada com base na perspectiva interativa e dialogal da argumentação, postulada por Plantin (2008), por entendermos que a qualificação das práticas de linguagem requer a organização de atividades específicas em sala de aula, voltadas à participação em situações argumentativas. Assim, este trabalho visa discutir uma proposta pedagógica voltada às práticas da argumentação numa perspectiva pautada no uso da linguagem e na interação, promovidas por exercícios e análises formulados a partir de conteúdos teóricos acerca dos discursos argumentados. Enfatiza-se que a argumentação é uma atividade linguística que requer desenvolver capacidades gramaticais, pragmáticas e interacionais, visto ser uma atividade retórica e dialógica (PLANTIN, 2008). Os resultados esperados da pesquisa em andamento encaminhe-se para um trabalho com a argumentação em sala de aula de maneira significativa para docentes e discentes. Isso pode acontecer pela ampliação e qualificação das capacidades argumentativas que possibilitam novas aprendizagem e a construção de posicionamentos por partes dos estudantes. Espera-se, por fim, encontrar alternativas para efetivar um trabalho teórico-metodológico consistente que possa favorecer o desenvolvimento dessas capacidades argumentativas por meio de atividades interacionais.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf