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Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOURIANE RIBEIRO REIS
24/01/2019 15:13


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOURIANE RIBEIRO REIS
DATA: 21/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: sala 10 - Didática 6
TÍTULO: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES NA PRÁTICA ARGUMENTATIVA ESCRITA DE ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Processo de ensino-aprendizagem. Ensino de argumentação. Plantin.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

Este trabalho decorre de uma pesquisa que visa a colaborar com as práticas dos professores do colégio municipal de Araçás/BA, uma vez que o estudo sistematizado da argumentação é pouco oportunizado nessa instituição. Assim, este trabalho discute como efetivar o ensino da argumentação no contexto escolar, a fim de pensar em possibilidades para o desenvolvimento da capacidade argumentativa escrita de estudantes do 9º ano do ensino fundamental (nos anos finais). Apoiamo-nos na concepção de língua como prática sócio-histórica (BAKHTIN, 2010) e com base em uma metodologia de pesquisa-ação (TRIPP, 2005), esta pesquisa será realizada com base na perspectiva interativa e dialogal da argumentação, postulada por Plantin (2008), por entendermos que a qualificação das práticas de linguagem requer a organização de atividades específicas em sala de aula, voltadas à participação em situações argumentativas. Assim, este trabalho visa discutir uma proposta pedagógica voltada às práticas da argumentação numa perspectiva pautada no uso da linguagem e na interação, promovidas por exercícios e análises formulados a partir de conteúdos teóricos acerca dos discursos argumentados. Enfatiza-se que a argumentação é uma atividade linguística que requer desenvolver capacidades gramaticais, pragmáticas e interacionais, visto ser uma atividade retórica e dialógica (PLANTIN, 2008). Os resultados esperados da pesquisa em andamento encaminhe-se para um trabalho com a argumentação em sala de aula de maneira significativa para docentes e discentes. Isso pode acontecer pela ampliação e qualificação das capacidades argumentativas que possibilitam novas aprendizagem e a construção de posicionamentos por partes dos estudantes. Espera-se, por fim, encontrar alternativas para efetivar um trabalho teórico-metodológico consistente que possa favorecer o desenvolvimento dessas capacidades argumentativas por meio de atividades interacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Externo ao Programa - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA ALMEIDA

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