Banca de QUALIFICAÇÃO: SERGIO CARDOSO BORGES
24/01/2019 10:07
Este trabalho tem como tema ‘O plano de estudo com o tema gerador “terra e água fonte de vida, preservação e conservação do meio ambiente” e o plano de formação do(a) jovem na pedagogia da alternância da EFAL: um olhar interdisciplinar’. O objetivo deste estudo é entender como se dá a discussão e a compreensão da qualidade da água no ambiente de convívio escolar e nas comunidades dos(as) jovens da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas (EFAL), através das disciplinas do 2º ano tomando como referência a química, por meio do plano de estudo, a partir do plano de formação da pedagogia da alternância na EFAL. O local da pesquisa é a Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas “A”, no município de Japoatã/SE. O caminho metodológico será trilhado com base no método dialético, a pesquisa qualitativa estará alicerçada no estudo de caso como abordagem metodológica. Para a coleta de dados, foram escolhidos os seguintes instrumentos: análise documental do Projeto Político Pedagógico e documentos escolares; observação do plano de formação do aluno; construção do plano de estudo; colocação em comum do plano de estudo; outros instrumentais da pedagogia da alternância e anotações em diário de campo; e entrevista semi-estruturada com professores/monitores, ex-professores/monitores, estudantes e seus responsáveis familiares. A partir da análise dos dados será avaliado a discussão e a compreensão da qualidade da água no ambiente de convívio da EFAL e nas comunidades dos(as) jovens na região do Baixo São Francisco e também será possível levantar reflexões críticas sobre a utilização dos instrumentos pedagógicos específicos e a sua relação com a prática do ensino das ciências naturais e em especial a de química.
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