UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 20 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHAEL ANTONYNE ALVES SILVA
24/01/2019 10:07

DISCENTE: MICHAEL ANTONYNE ALVES SILVA
DATA: 15/02/2019
LOCAL: Sala de vídeo I - CODAP
TÍTULO: IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E OS MÚLTIPLOS USOS DAS ÁGUAS SUPERFICIAIS NO MUNICÍPIO DE SALGADO: A INTERFACE ENTRE COMUNIDADE VERSUS ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Poluição das águas; Ambiente urbano; Ambiente Rural.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

A água é essencial para a manutenção da vida de todos os seres vivos que habitam na Terra. O uso indiscriminado desse recurso natural vem gerando preocupações das autoridades e da população em todo mundo, propiciados pelos problemas ambientais que atingem os recursos hídricos como a poluição e o desmatamento que comprometem o desenvolvimento econômico de inúmeras comunidades. Essa pesquisa tem como recorte empírico o município de Salgado que está inserido na bacia do rio Piauí, cuja escolha ocorreu em virtude de poder encontrar múltiplos usos das águas sem a conservação necessária para a manutenção da vida, que resultam em práticas de desmatamento das matas ciliares nas margens de rios e riachos, ocasionando o assoreamento do leito, além da contaminação das águas por efluentes da sede municipal e povoados. Dessa forma, o objetivo da pesquisa é analisar os impactos socioambientais das águas superficiais no município de Salgado que tem como hipótese inicial no ambiente rural, a água recebe recargas de sedimentos devido o desmatamento nas proximidades dos rios impulsionados pelas atividades agrícolas e agropecuárias que potencializam a exposição do solo aos agentes atmosféricos que atuam no transporte e deposição dos sedimentos no leito do rio auxiliando com o assoreamento que compromete o fluxo d’água, e no ambiente urbano, a contaminação das águas se caracterizam por meio da recarga de efluentes recebidos da sede municipal de Salgado e do principal povoado Água Fria que não possuem tratamento de efluentes e lançam todos os dejetos no mesmo rio onde as águas são captadas, tratadas e distribuídas à população. Assim, como mecanismo de direcionamento na investigação científica é adotado a Teoria Geral dos Sistemas trabalhado por Bertrand na compreensão da análise da paisagem em uma perspectiva sistémica e integrada resultando em uma análise geossistêmica que é composta pela integração do clima, hidrologia e a geomorfologia (Potencial Ecológico), com a vegetação, o solo e a fauna (Potencial Biológico) mais a junção da ação humana (Ação antrópica). Quanto aos caminhos metodológicos, realizou-se o levantamento de informações em órgãos institucionais como o IBGE para reforçar as informações da realidade de Salgado, que podem ser visualizas por meio de visita de campo, registros fotográficos e entrevistas semiestruturadas com agricultores, agropecuaristas e moradores do meio urbano com intuito de constatar os impactos socioambientais nas águas superficiais. A pesquisa é de caráter exploratória e possui como técnicas de tratamento dos dados a análise do discurso. Como resultados parciais, a respectiva pesquisa aborda que a falta de saneamento básico nas cidades brasileiras tem contribuído com a contaminação dos corpos hídricos e comprometendo a qualidade de vida. A adoção do reuso evitaria o consumo da água de maior qualidade no tratamento e potável para o consumo humano, passando a contribuir com a disponibilidade hídrica nos períodos de estiagem onde a vazão dos rios diminuem e a distribuição das águas para a comunidade passa por um processo de racionamento onde os bairros são obrigados a se adequarem aos rodízios de água.

Presidente - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Externo ao Programa - 2844684 - CLÊANE OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 982973 - GENESIO JOSE DOS SANTOS
Externo à Instituição - MUGIANY OLIVIERA BRITO PORTELA