Banca de QUALIFICAÇÃO: GILBERTO JACO CARVALHO SANTOS
24/01/2019 10:07
A preocupação com o meio ambiente se intensificou nas últimas décadas do século XX e se tornou mais reflexiva nos diversos contextos sociais. Diante disso, surgiram inúmeras iniciativas nos diferentes segmentos da sociedade com o propósito de promover ações de sustentabilidade no contexto educacional que estimula o desenvolvimento de práticas socioambientais. O presente trabalho busca analisar o estado ambiental do açude Pindorama, localizado entre os municípios de Heliópolis e Cícero Dantas na bacia hidrográfica do rio Real, associado com ações de educação ambiental, visando, desse modo, sensibilizar a comunidade sobre a importância dos recursos hídricos e da sua revitalização. A pesquisa utilizará o método hipotético-dedutivo bem como fundamentar o trabalho na abordagem teórica – prática, abarcando o viés da interdisciplinaridade como também uma abordagem de análise quali-quantitativo. O percurso metodológico será constituído através de ações que envolvam docentes e discentes do Colégio Estadual José Dantas de Souza, além da população que vive no entorno do açude Pindorama. Os docentes serão convidados a integrar a proposta desta pesquisa, os quais contribuirão no desenvolvimento das práticas pedagógicas pautadas nas ciências ambientais, e para com os discentes serão propostas atividades que despertem seu olhar quanto à importância do açude Pindorama. Com a comunidade local, sensibilizá-los quanto às questões socioambientais e o seu reconhecimento como parte do açude Pindorama. Para tanto, serão realizadas entrevistas, aplicações de questionários, observações e revisões bibliográficas em literatura específica sobre recursos hídricos, bacias hidrográficas, sustentabilidade, interdisciplinaridade, educação ambiental e práticas pedagógicas. Em seguida, buscando identificar a ligação de afetividade entre os atores sociais com suas respectivas comunidades, e com a água, serão propostas práticas pedagógicas que promovam a educação ambiental. Segue-se então, que promover educação ambiental é perpassar por diversas áreas do conhecimento e, que por sua vez, possibilitam a ressignificação de práticas pedagógicas que findam consolidando atitudes socioambientais.
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