Banca de DEFESA: JUNIELA DOS SANTOS
23/01/2019 10:50
O ProJovem Campo Saberes da Terra é um Programa do Governo Federal que visa a escolarizaçãoe a qualificação profissional inicial em Produção Rural Familiar de jovens agricultores familiaresna faixa etária de 18 a 29 anos. A pesquisa versa sobre as práticas ambientais desenvolvidas peloprograma, ao considerar sua relevância na construção de um arcabouço teórico, conceitual eempírico basilares para a leitura crítica do mundo e dos efeitos da “Revolução Verde” e do pacotetecnológico para a agricultura familiar. Constata-se o comprometimento da saúde do solo, da água,dos seres vivos e dos agricultores, devido ao uso abusivo de agrotóxicos, assim como seu espaçode produção estão sendo solapados pelas máquinas como pelos cultivos transgênicos. Apesar dasua relevância para a retomada dos paradigmas agroecológicos, a problemática da pesquisa surgepelo fato do programa não se configurar como uma efetiva e permanente política públicaeducacional do Campo. Com isso, objetivou-se analisar como estão sendo efetuadas as políticaseducacionais do Campo, tomando como referência o Estado de Sergipe; compreender a relevânciado Projovem Campo Saberes da Terra para os sujeitos inseridos nesse programa em PedraMole/SE; Analisar o Projeto Político Pedagógico do Projovem Campo Saberes da Terra, dentro daperspectiva Educacional do Campo e compreender a relevância da Educação do Campo para umespaço rural sustentável. Em Sergipe esse programa esteve em sua terceira atuação (2015/2017). Olócus da pesquisa foi o município de Pedra Mole, localizado no Sertão Ocidental Sergipano. Ametodologia desse estudo foi subsidiada por levantamento bibliográfico, documental, pesquisa decampo e aplicação que questionário com os educandos do Projovem Campo no município lócus dapesquisa também de entrevistas com outros atores-chave ( trabalhadores rurais, secretário deeducação e agricultura do município Pedra Mole, Coordenadora do Núcleo de Educação do Campode Sergipe, e Coordenador do EJA Campo do Município de Simão Dias). Almejou-se discutir aimportância do programa como política Pública educacional como alternativa estrutural para ossujeitos sociais do campo se apropriarem dos conhecimentos socioambientais necessários paraenfrentar o atual modelo de desenvolvimento da agricultura, moldado pelo agronegócio,transgênicos e agrotóxicos e na direção de um desenvolvimento pautado na vida saudável.Contudo, observou-se a falta de efetividade do programa, uma vez que o mesmo, configura-secomo uma política educacional do campo pontual e compensatória. Esse fato, coloca em questão a
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEPRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
NÍVEL MESTRADO
relevância do programa, diante da necessidade de políticas públicas emancipadoras para os sujeitosdo campo.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10