Banca de QUALIFICAÇÃO: ILNARA DE JESUS SANTOS
23/01/2019 06:59
A Gestão das Águas, no âmbito da Educação Ambiental, possui grande representatividade no processo de formação dos sujeitos ecológicos. Nessa direção, a relação entre o processo pedagógico, mediado pela Ecopedagigia e a EA, surge como chave de entendimento para responder as necessidades da população local. Assim, o objetivo dessa pesquisa é ampliar o mote pedagógico, a partir da formação para professores e alunos, à luz da ecopedagogia na correlação gestão das águas urbanas e da educação ambiental crítica, na Escola Estadual Professor Manoel dos Passos de Oliveira Teles, alocada no município de São Cristóvão/SE. O método que orienta nossas análises é o dialético na teoria crítica da pedagogia Freireana. Os procedimentos metodológicos pautar-se-ão em entrevistas, rodas de conversa, nuvens de palavras, produção de vídeo documentário e cartilhas educativas com centralidade em cursos de formação nas temáticas ligadas as questões ambientais. Destarte, utilizaremos como técnicas de análise das entrevistas a análise dos discursos na teoria crítica ambiental. Por fim, visamos produzir produtos pedagógicos com alunos dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas de instituições e os professores da escola situada na cidade de São Cristóvão/SE, enquanto fortalecimento e formação de sujeitos ecológicos no município, a fim de que estes sejam aptos a se formarem frente aos riscos ambientais
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