UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: VINICIUS ALMEIDA TELES BARRETO
22/01/2019 08:32


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VINICIUS ALMEIDA TELES BARRETO
DATA: 24/01/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Seminário do PROCC
TÍTULO: Dados abertos na administração pública de cidades inteligentes promovendo transparência aos cidadãos
PALAVRAS-CHAVES: Dados Abertos, Plano de Dados Abertos, Arquitetura de Dados Abertos, Dados Abertos Governamentais, Transparência, Cidades Inteligentes, Internet das Coisas, Fiware, Ckan.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

A proposta de uma cidade inteligente é gerir de maneira eficaz os recursos de uma população, fazendo uso de
informações geradas e coletadas no dia-a-dia dos cidadãos por meio de de Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) e Internet das Coisas—Internet of Things (IoT). Assim, os dados das cidades podem ser armazenados, tratados e publicados de maneira que fiquem acessíveis à população, promovendo transparência no uso de bens públicos. Dessa forma, os desenvolvedores podem utilizar os dados em sistemas de informação e torná-los aliados dos cidadãos no provimento de bem-estar, divulgação de conhecimento, combate à poluição do meio-ambiente, estímulo da economia, combate à corrupção, dentre outras vantagens para a cidade. No Brasil, a criação da lei nº 12.527/2011, popularmente conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), garante o direito constitucional de acesso às informações governamentais por qualquer pessoa física ou jurídica, sem a necessidade de informar motivos de solicitação. Com o objetivo de promover a transparência em cidades inteligentes, este trabalho apresenta uma abordagem de publicação de dados abertos governamentais orientada pelo Plano de Dados Abertos (PDA) e, por meio dele, também foi possível o desenvolvimento do Portal de Dados Abertos da UFS com um conjunto inicial de dados. Por fim, foi desenvolvida uma arquitetura de publicação de dados abertos para instituições de ensino público superior em conjunto com três bibliotecas de código aberto para auxiliar o processo de extração e publicação das informações.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2217866 - ROGERIO PATRICIO CHAGAS DO NASCIMENTO
Interno - 1780222 - MICHEL DOS SANTOS SOARES
Externo ao Programa - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12692-c69972fb69