UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de DEFESA: IDERLÂNIA COSTA SOUZA
20/01/2019 08:24

DISCENTE: IDERLÂNIA COSTA SOUZA
DATA: 26/02/2019
LOCAL: a confirmar
TÍTULO: TRABALHO DIVERSIFICADO PARA A CONSTRUÇÃO DE INFERÊNCIAS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Leitura; Compreensão leitora; Inferência sociocultural
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa

A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto. Assim, o leitor precisa estabelecer uma relação entre seus conhecimentos prévios (linguístico, enciclopédicos, contextuais e outros) com a informação dada pelo texto, fazendo inferências, refutações, comparações etc. Ademais, a leitura é uma prática social e cognitiva essencial para o estabelecimento de novas aprendizagens. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa-ação está voltado a responder ao questionamento: Quais atividades de leitura podem colaborar para a construção de inferências que possibilitem a compreensão leitora dos estudantes do 7° ano do CEAB em Muribeca-SE? Diante desse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa é contribuir com as práticas docentes que estão direcionadas à construção de inferências por parte de estudantes do ensino fundamental. Diante desse escopo, a pesquisadora/professora promoveu atividades variadas, organizadas em oficinas, que contribuíram para a consecução de inferências, especificamente as socioculturais, para que o estudante fosse capaz de compreender os sentidos dos textos lidos em sala de aula e também em outros contextos. Dentre as bases teóricas que alicerçam esse projeto, destacam-se Solé (1998), que conceitua a compreensão leitora e aborda as estratégias de leitura; Colomer e Camps (2002), que ressaltam as estratégias favoráveis ao desenvolvimento da compreensão leitora e propõem exercícios que promovem essa compreensão; Dell’Isola (2001), que guia o entendimento das inferências socioculturais; Marcuschi (2008), com contribuições relativas à compreensão leitora; Bonini (2014) que evidencia quais os aspectos cognitivos estão implicados na leitura. Metodologicamente, foram seguidas as seguintes etapas: a aplicação da sondagem como etapa prévia para a elaboração das etapas seguintes; aplicação de pré-teste; aplicação da sequência de atividades que será dividida em duas temáticas distintas em cada uma – visto que a turma envolvida nesta pesquisa tem uma distorção série-idade, reúne estudantes de 12 a 19 anos, por isso as temáticas precisam estar adequadas ao seu contexto sociocultural –, para que haja o desenvolvimento da inferência sociocultural de todos. Como produto decorrente do Mestrado Profissional em Letras, foi organizado um Módulo Didático (MD), que reúne todas as atividades didáticas realizadas em classe. Os resultados da sondagem e dos pré-testes indicam que os estudantes apresentaram dificuldade em fazer inferência, mesmo a partir da leitura de textos simples, no entanto, essa situação mudou significativamente no decorrer da aplicação das oficinas (descritas no MD), que trazem temáticas relacionadas ao cotidiano e/ou à realidade social dos estudantes. A partir da análise dos resultados obtidos com a aplicação das atividades do MD, notou-se que os estudantes conseguiam compreender o texto, procederam à extração de inferências e ainda avaliaram as situações propostas, conforme os valores, crenças e conhecimentos construídos socialmente.

Presidente - 2026538 - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO
Interno - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO
Externo à Instituição - REGINA LÚCIA PÉRET DELL ISOLA DENARDI

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10