UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN JESUS SANTOS
18/01/2019 13:42

DISCENTE: JEAN JESUS SANTOS
DATA: 31/01/2019
LOCAL: Sala da Secretaria do PPGPSI
TÍTULO: Homofobia e escola: revisão sistematizada e compreensões de alunos de licenciaturas sobre educação sexual e preconceito contra diversidade sexual e de gênero
PALAVRAS-CHAVES: Escola; diversidade sexual; sexualidade; gênero; formação docente.
ÁREA: Psicologia

Este projeto apresenta dois estudos sobre a abordagem do tema sexualidade na escola e compreensões e preconceito em relação a esse assunto, que consistem em uma revisão sistematizada da literatura e uma pesquisa de campo transversal, descritiva e correlacional. O primeiro tem como objetivo relatar uma revisão sistemática da literatura científica brasileira sobre homofobia relacionada ao contexto escolar e caracterizar estas produções. Os levantamentos foram feitos utilizando os descritores “homofobia” e “escola” nas bases de dados: Scielo, Pepsic e Lilacs. Os 12 artigos que compõem o corpus da pesquisa têm abordagens metodológicas quantitativas e qualitativas e as fontes de dados são alunos e professores do ensino básico, livros didáticos e dicionários, vídeos e publicações de sites específicos. Os principais resultados desta revisão confirmam a existência de homofobia nas escolas, manifestando-se principalmente de forma sutil. Indicam que há reprodução de informações que contribuem para manutenção da homofobia em materiais didáticos, através de injúrias ou silenciamento em relação à diversidade sexual. O objetivo do segundo estudo é investigar como a educação sexual e a diversidade sexual e de gênero são abordadas na formação de professores a partir das compreensões de alunos de cursos de licenciaturas: Letras (Português, Inglês e Espanhol), Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Artes Visuais e Pedagogia, no início e final dos cursos. Para isso os respectivos alunos dos primeiros e últimos anos de graduação serão convidados a responderem um instrumento impresso com uma ficha de caracterização dos participantes, uma escala de atitudes de professores em relação a educação sexual e uma escala de preconceito contra diversidade sexual e de gênero. As médias dos escores totais serão inferidas e relacionados com os dados sociodemográficos e grupos de alunos do primeiro e último ano de graduação (teste-t); associações de frequências serão analisadas e hipóteses de correlações entre as variáveis da ficha de caracterização e das escalas serão testadas (teste de qui-quadrado); também serão analisadas relações entre os escores de categorias por áreas do conhecimento dos cursos (ANOVA); e serão inferidas as medidas entre as escalas para analisar correlações (correlações de Pearson). Com isso é esperado explorar descritivamente os escores de cada grupo e investigar a validade da hipótese de que a formação de nível superior amplia compreensões sobre educação sexual e diminui preconceito contra diversidade sexual e de gênero.

Presidente - 1692930 - ELDER CERQUEIRA SANTOS
Interno - 1625717 - JOILSON PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA MAIA VIANA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e