Banca de DEFESA: DAGMAR BRAGA DE OLIVEIRA
21/01/2019 11:17
Considerando que o ensino de ciências deva proporcionar aos estudantes conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais de modo a desenvolverem capacidades necessárias para se orientarem em uma sociedade complexa, compreendendo o que se passa à sua volta e tomarem decisões de vida, é necessário mensurar também os conteúdos atitudinais na Educação Básica. Perante esses pressupostos, este estudo teve como objetivo construir e validar um teste de desempenho escolar em ciências na perspectiva de mensurar o desenvolvimento de atitudes com estudantes nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Foram construídos 10 itens para o teste de desempenho, usando como base diferentes atitudes perante questões sociocientíficas. O teste passou por duas validações, uma externa (estudantes e juízes especialistas) e outra interna (análise fatorial e consistência interna). O teste foi administrado para uma amostra de 490 estudantes dos estados de Sergipe e do Piauí. Os resultados das análises estatísticas indicam que os itens construídos para o teste não apresentam consistência interna e confiabilidade satisfatória para serem usados como instrumento de avaliação para mensurar atitudes da forma como se encontram.
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