UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de DEFESA: WÊNIA MENDONÇA SILVA
17/01/2019 11:04

DISCENTE: WÊNIA MENDONÇA SILVA
DATA: 30/01/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DIDÁTICA II
TÍTULO: A pedagogia musical do Canto Orfeônico e a sua configuração como disciplina escolar no Atheneu Sergipense (1931-1956)
PALAVRAS-CHAVES: Atheneu Sergipense. Canto Orfeônico. Ensino Secundário. História das Disciplinas Escolares.

A presente pesquisa tem por objetivo compreender como a disciplina Canto Orfeônico se configurou no currículo escolar do Atheneu Sergipense entre os anos de 1931 a 1956. Embora o período analisado corresponda ao ínterim de duas reformas educacionais, a delimitação se deu em virtude do lócus de análise, o Atheneu Sergipense, e da localização dos documentos relativos ao funcionamento da disciplina na instituição. O marco inicial coincide com o ano em que a obrigatoriedade do Canto Orfeônico foi estabelecida no currículo do ensino secundário, a nível nacional de acordo com o Decreto Federal nº 19.890, de 18 de abril de 1931. Fundamentada nos conceitos de Disciplina Escolar, segundo André Chervel (1990) e de Currículo, consoante Ivor Goodson (1995), esta pesquisa, de cunho documental e historiográfico, tomou como fontes a legislação (deliberada no marco temporal selecionado) relativa às questões educacionais em esfera nacional e local, jornais sergipanos, manuais didáticos relacionados ao ensino da referida disciplina, bem como os documentos administrativos e pedagógicos do Atheneu Sergipense, a saber: atas, cadernetas, livros de ponto, livros de registro, correspondências e boletins, salvaguardados no Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, na Sociedade Filarmônica de Sergipe e na Biblioteca Pública Epifânio Dória. Amparado pelos aportes metodológicos da História Cultural, este estudo possibilitou compreender de que forma o Canto Orfeônico esteve presente na cultura escolar do Atheneu Sergipense e em que medida se dava sua atuação extramuros da escola. Os resultados adquiridos com base na análise das fontes consultadas indicam que na instituição o funcionamento da disciplina foi em grande parte atendido pelo que estabelecia a legislação educacional em vigor. Além disso, os conteúdos localizados nas cadernetas faziam referência às demandas educacionais do regime político da época, bem como as apresentações fora da escola apresentavam um teor ufanista de exaltação patriótica e enaltecimento do então presidente do país, Getúlio Vargas.

Presidente - 336.439.035-53 - EVA MARIA SIQUEIRA ALVES
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO