UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA SANTANA PEREIRA
17/01/2019 10:06

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA SANTANA PEREIRA
DATA: 25/01/2019
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE AS ESCOLAS SUSTENTÁVEIS DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Políticas Públicas. Escolas Sustentáveis
SUBÁREA: Currículo

O Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES) é uma proposta de política pública que busca promover a sustentabilidade socioambiental no ambiente escolar, para isso, estabelece três princípios fundamentais: o currículo, o espaço físico e a gestão. O presente estudo objetiva compreender como as Escolas Sustentáveis do Estado de Sergipe estão se apropriado das dimensões currículo, gestão e espaço físico no contexto para formação do indivíduo. A pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo está sendo desenvolvida em duas escolas estaduais de Sergipe, contempladas com o PNES, mais precisamente no Colégio Estadual Marcolino Cruz e no Colégio Estadual Alcebíades Paes, contando com a participação de professores, alunos, equipe de apoio, equipe gestora, além do diretor (a) da Diretoria Regional de Educação (DRE) responsável pela administração das referidas Escolas Sustentáveis. Para tanto, será realizado levantamento bibliográfico e documental, bem como, a pesquisa de campo, para o desenvolvimento dessa última, utilizaremos a Metodologia Iterativa, fazendo uso do Circulo Hermenêutico-Dialético (CHD) com a aplicação de questionários, entrevistas e observação participante. Além disso, será utilizado registro fotográfico, gravações e mapeamento. Nesse contexto, como forma de complementar a técnica do CHD, empregaremos a Análise Hermenêutica-Dialética (AHD), procedimento interpretativo que permite ter uma amplitude maior do objeto de estudo, possibilitando compreender a realidade, pois se trata de uma análise das comunicações, buscando um diálogo entre os dados coletados por meio da triangulação.

Presidente - 1228671 - MARIA INEZ OLIVEIRA ARAUJO
Interno - 1048560 - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO