UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Outubro de 2020


Notícias

Banca de DEFESA: ERICK SILVA DE SÁ
07/01/2019 09:49


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICK SILVA DE SÁ
DATA: 29/01/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de videoconferência do PROEE no DEL-Departamento de Engenharia Elétrica
TÍTULO: Estudo do comportamento dielétrico de equipamentos de manobra em média tensão através de software baseado no método dos elementos finitos.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento dielétrico, ionização e desionização do ar, algoritmos numéricos, método dos elementos finitos, chave seccionadora, chave fusível, ruptura do meio dielétrico.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Este trabalho propõe a análise do comportamento dielétrico e a modelagem dos fenômenos de ionização e desionização do ar em chaves de manobra/ proteção de média tensão, via mapeamento de campo elétrico. Para tal foram utilizados algoritmos numéricos e simulações em software baseado no método dos elementos finitos, considerando particularmente chaves seccionadoras, e chaves fusíveis frente a descargas atmosféricas padronizadas e não padronizadas. A partir dessa análise, pretende-se mapear as regiões críticas com maior probabilidade de falha e sugerir modificações geométricas e/ou funcionais na estrutura desses dispositivos. Tais modificações visam minimizar concentrações indesejáveis de campo elétrico, além de identificar os possíveis valores de tensão que podem ocasionar a ruptura do meio dielétrico desses equipamentos por meio da modelagem dos fenômenos de ionização de desionização do ar.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1663456 - ANDREA ARAUJO SOUSA
Presidente - 2562054 - CARLOS ALBERTO VILLACORTA CARDOSO
Externo à Instituição - JOSÉ MAURÍCIO DE BARROS BEZERRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12692-c69972fb69