UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Outubro de 2020


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Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELLE SANTOS DE SANTANA
11/12/2018 14:09


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCIELLE SANTOS DE SANTANA
DATA: 17/12/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 26 de Ciências da Saúde/HU
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE APLICATIVO MÓVEL COM APLICAÇÃO WEB DE GESTÃO DE CONTEÚDO PARA ENSINO DA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA
PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Educação à Distância; Materiais de Ensino; Ensino; Educação em Odontologia
PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

Introdução: Os smartphones e tablets ultrapassaram os computadores e se tornaram os aparelhos de maior utilização do planeta, um dos grandes fatores que influenciam isso é a praticidade em poder carregá-los e se conectar, à internet, em qualquer lugar. Em 2018, mais de um terço da população mundial deverá possuir um smartphone, um total estimado de quase 2,53 bilhões de usuários no mundo. Objetivo: Desenvolver e avaliar um aplicativo para smartphones com uma ferramenta de aplicação web, de gestão de conteúdo, que possibilite o estudo de anatomia radiográfica de uma forma prática. Materiais e métodos: Foram realizadas reuniões presenciais e atividades de Design Thinking (uma forma de abordagem tomada do campo do design para melhor entender o problema proposto), pelo grupo de pesquisa em Radiologia Odontológica da UFS. Em seguida, para o entendimento das premissas e necessidades do projeto realizou-se uma pesquisa exploratória, aplicando-se um questionário para auxiliar no desenvolvimento de um aplicativo para ensino de Radiologia via Google Forms, com 44 alunos do curso de Odontologia. Posteriormente, após a conclusão do aplicativo na versão beta, foram aplicados questionários de satisfação e usabilidade com 51 alunos do curso de graduação em Odontologia, para avaliação do app. Resultados: 50% dos alunos utilizam o sistema operacional Android, 100% acham que os aplicativos podem auxiliar o ensino da Radiologia, 93.20% preferem estudar por fotos, 86,40% estudam com o celular ligado. Em relação ao questionário de satisfação, com o app APPOLO (app of learning on line), foi aplicado o coeficiente alfa de Cronbach, obtendo valores acima de 0.7, portanto o questionário é confiável, além disso, 98.04% afirmaram que com certeza é importante o conteúdo disponibilizado. 64.69% dos alunos consideraram a quantidade das imagens satisfatórias, e a qualidade das imagens 58.8% muito satisfatórias, enquanto apenas 3.93% acharam insatisfatório. A maioria, 68.62%, sente-se muito motivado em complementar seu estudo com esse tipo de metodologia. Quanto a usabilidade do aplicativo, 66.66% acharam muito fácil o seu manuseio. 51% descreveram ser fácil o acesso aos conteúdos ofertados. 50.96% julgou muito fácil acesso aos textos. Em relação a transitar pelas radiografias, 41.16% classificaram ser fácil. Conclusão: O aplicativo APPOLO se mostrou prático, de fácil entendimento, navegação e utilização, e pode auxiliar no apoio do ensino dos alunos de Radiologia Odontológica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1918811 - ANTONIO CARLOS MARQUETI
Externo ao Programa - 1704209 - CLEVERSON LUCIANO TRENTO
Presidente - 1111420 - LIANE MACIEL DE ALMEIDA SOUZA

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