UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELE PINTO DE LIMA
04/12/2018 12:50

DISCENTE: DANIELE PINTO DE LIMA
DATA: 11/12/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: Composição Química, Compostos Bioativos e Atividade Antioxidante In Vitro de Hortaliças Orgânicas e Convencionais.
PALAVRAS-CHAVES: Hortaliças. Alimentos Orgânicos. Compostos Bioativos. Nutrientes.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
SUBÁREA: Ciência de Alimentos
ESPECIALIDADE: Valor Nutritivo de Alimentos

Ao longo dos últimos anos tem-se observado o surgimento de uma forte tendência no que tange ao comportamento do consumidor e sua preocupação em levar uma vida mais saudável. A consciência ambiental crescente em combinação com interesses sobre alimentos mais seguros conduziu ao questionamento das práticas agrícolas modernas. A agricultura orgânica é um sistema de produção agrícola que visa à preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, enfatizando a adoção de práticas de manejo em oposição ao uso de elementos estranhos ao ambiente rural. No que se refere às concentrações de compostos bioativos, estudos demostram um teor mais elevado desses compostos em alimentos provenientes do sistema de cultivo orgânico, entre eles as hortaliças. O presente estudo tem como objetivo analisar a composição química, compostos bioativos e atividade antioxidante in vitro de hortaliças orgânicas e convencionais. As hortaliças analisadas serão provenientes de um mesmo lote de sementes, germinadas e cultivadas no Campus Rural da Universidade Federal de Sergipe. Inicialmente será aplicado um questionário de consumo de alimentos orgânicos aos discentes, docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Sergipe. Ele servirá como base para conhecer os principais tipos de hortaliças orgânicas consumidas e padrões de consumo dos alimentos orgânicos. Posteriormente, pretendem-se analisar a composição centesimal (umidade, cinzas, lipídeos, proteínas e carboidratos), o teor de compostos bioativos (compostos fenólicos totais, flavonoides totais, antocianinas e taninos condensados), bem como a atividade antioxidante, pelos métodos DPPH e ABTS.

Presidente - 1689571 - JANE DE JESUS DA SILVEIRA MOREIRA
Externo ao Programa - 1963923 - ADRIANA LUCIA DA COSTA SOUZA
Externo ao Programa - 012.154.365-05 - MARIA TEREZINHA SANTOS LEITE NETA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10