UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 26 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DO NASCIMENTO LOPES
02/12/2018 18:27

DISCENTE: RODRIGO DO NASCIMENTO LOPES
DATA: 13/12/2018
LOCAL: a definir
TÍTULO: Pesquisa de orçamento familiar: padrões de consumo alimentar do sergipano e suas variações dentro e fora do domicílio
PALAVRAS-CHAVES: Hábito Alimentar; Consumo alimentar; Inquéritos sobre dieta; Padrão Alimentar
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: Nos últimos anos o padrão de consumo alimentar no Brasil sofreu diversas modificações por conta dos processos de transição nutricional, marcado intensamente pelo alto consumo de alimentos com elevado teor calórico, ricos em gorduras, açúcares simples, sódio e ao baixo consumo de frutas, hortaliças e alimentos in natura. O consumo de alimentos fora do lar vem sendo apontado como um fator que colaborara diretamente com a alteração nos padrões de alimentação associando-o assim a escolhas alimentares não saudáveis. Objetivo: Estimar o padrão de consumo alimentar da população de Sergipe maior do que 10 anos de idade e analisar os principais fatores que influenciam e alteram o padrão de consumo alimentar, como a realização de refeições fora do domicílio. Metodologia: Serão analisados dados de consumo alimentar do Inquérito Nacional de Alimentação (INA), provenientes da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) 2008-2009, em uma amostra de 1.150 indivíduos acima de 10 anos residentes no Estado de Sergipe, que forneceram dois registros alimentares em dias não consecutivos. Os registros incluíram descrição detalhada dos alimentos e quantidade consumida, tipo de preparação, horário e local de consumo (dentro ou fora do domicílio). Alimentação fora do lar foi definida como todo alimento adquirido e consumido fora de casa. Modelos de regressão linear serão desenvolvidos para avaliar a relação entre o consumo alimentar fora do lar em um dos dois dias de registro e a participação na dieta de alimentos regionais e ultraprocessados, ajustados por idade, sexo, renda percapita e por zona (rural e urbana). Resultados Esperados: Conhecer o padrão de consumo alimentar do Sergipano, caracterizando a participação dos alimentos regionais e ultraprocessados na dieta, quando esta é realizada fora do domicílio, evidenciando assim a necessidade da elaboração de políticas públicas e estratégias que favoreçam a escolha de alimentos mais saudáveis quando os indivíduos optam por se alimentar fora do lar.

Presidente - 1632071 - DANIELLE GOES DA SILVA
Externo ao Programa - 3019008 - DIVA ALIETE DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - BETZABETH SLATER VILLAR

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e