UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 19 de Abril de 2024

Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA DE JESUS SANTOS
02/12/2018 18:24

DISCENTE: CAMILA DE JESUS SANTOS
DATA: 11/12/2018
LOCAL: Sala de Reunião do Departamento de Nutrição
TÍTULO: FUNÇÃO TIREOIDIANA E ESTADO NUTRICIONAL DE IODO DE GESTANTES DO MUNICÍPIO DE ARACAJU, SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: iodo; deficiência; glândula tireoide; gestante.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
SUBÁREA: Análise Nutricional de População

Introdução: O iodo é um micronutriente essencial no corpo humano, participa diretamente da formação dos hormônios tireoidianos, primordiais em diversas funções do organismo, principalmente no metabolismo energético e formação do sistema nervoso central e cérebro. No período gestacional ocorrem alterações que demandam uma maior oferta iódica, tornando esse grupo vulnerável a distúrbios decorrentes da deficiência de iodo. Essa deficiência pode gerar um comprometimento das funções motoras e neurológicas da prole, desse modo é necessário monitoramento para identificação tanto da deficiência quanto do excesso de iodo. Objetivo: Avaliar a função tireoidiana e estado nutricional de iodo de gestantes do município de Aracaju, Sergipe. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal parte de um estudo multicêntrico, a ser realizado com 266 gestantes em Unidades Básicas de Saúde no município de Aracaju. O estado nutricional de iodo, assim como a deficiência de iodo será avaliado por meio de avaliação da excreção urinária de iodo. O iodo urinário será analisado utilizando-se um espectrômetro de massas com plasma indutivamente acoplado, sendo consideradas deficientes as gestantes com iodúria < 150,0 μg/L. A função tireoidiana das gestantes será avaliada pelas dosagens de hormônios tireoidianos (T4 livre, T3 e tireoglobulina) e da tireotrofina (TSH). A análise das dosagens hormonais será feita pelo método de quimioluminescência. O risco de deficiência de iodo será avaliado pela estimativa da ingestão dietética habitual de iodo avaliada pela aplicação de dois Recordatórios de 24 horas e pela dosagem do iodo do sal de cozinha domiciliar. Será analisado o estado nutricional pré-gestacional e atual das gestantes por meio da avaliação do Índice de Massa Corporal. O banco de dados será construído no programa Epiinfo 3.5.1, e os dados serão transportados para o programa SPSS e será realizada análise estatística. Será aplicado o teste Kolmogorov Smirnoff para verificação do padrão de normalidade das variáveis estudadas. O teste t de Student ou de Mann Whitney serão utilizados para comparações de dois grupos independentes e Análise de Variância ou Kruskal-Wallis para comparação de três ou mais grupos. O nível de significância adotado para esses testes será de 5%.

Presidente - 2021286 - LILIANE VIANA PIRES
Interno - 2571568 - RAQUEL SIMOES MENDES NETTO
Externo ao Programa - 2097654 - VIVIANNE DE SOUSA ROCHA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10