Banca de DEFESA: VICTOR NATHAN FONTES SILVA
01/12/2018 12:58
O objeto de estudo dessa pesquisa é o lugar ocupado pelas questões de gênero e da diversidade sexual na produção do conhecimento da educação ambiental crítica brasileira. Foram analisadas as circularidades, ambiguidades, (in)visibilidades e a dialogia relativas às questões de gênero e da diversidade sexual, encontradas nas produções científicas da educação ambiental crítica, a partir de uma perspectiva cultural, social e política. A base teórico-metodológica dessa pesquisa é hermenêutica de profundidade de John Thompson. O tipo de pesquisa engloba a pesquisa exploratória a partir da pesquisa teórica. A hermenêutica thompsiana foi aplicada na análise de artigos e livros de autores brasileiros do campo da educação ambiental crítica, a partir dos procedimentos seguintes: (a) identificação dos modos de produção, comunicação e difusão de formas simbólicas do conhecimento produzido; (b) análise da construção das mensagens comunicativas; (c) caracterização da recepção e apropriação das mensagens comunicadas; (d) apropriação cotidiana de produtos culturais (formas simbólicas comunicadas) dentro de campos específicos da vida social, seja em um grupo de pessoas, em instituições ou coletivos sociais. Os resultados apontam: (a) baixa circularidade, redução ou imprecisão terminológica das questões de gênero na produção científica de pesquisadores brasileiros da educação ambiental crítica; (b) existe remissão indireta às questões de gênero, sendo predominante a atribuição de diferenças entre os sexos, os papéis de gênero e as diferenças biológicas; (c) os estudos culturais, particularmente sob o enfoque do feminismo, possui maior circulação no campo da educação ambiental crítica.
O objeto de estudo dessa pesquisa é o lugar ocupado pelas questões de gênero e da diversidade sexual na produção do conhecimento da educação ambiental crítica brasileira. Foram analisadas as circularidades, ambiguidades, (in)visibilidades e a dialogia relativas às questões de gênero e da diversidade sexual, encontradas nas produções científicas da educação ambiental crítica, a partir de uma perspectiva cultural, social e política. A base teórico-metodológica dessa pesquisa é hermenêutica de profundidade de John Thompson. O tipo de pesquisa engloba a pesquisa exploratória a partir da pesquisa teórica. A hermenêutica thompsiana foi aplicada na análise de artigos e livros de autores brasileiros do campo da educação ambiental crítica, a partir dos procedimentos seguintes: (a) identificação dos modos de produção, comunicação e difusão de formas simbólicas do conhecimento produzido; (b) análise da construção das mensagens comunicativas; (c) caracterização da recepção e apropriação das mensagens comunicadas; (d) apropriação cotidiana de produtos culturais (formas simbólicas comunicadas) dentro de campos específicos da vida social, seja em um grupo de pessoas, em instituições ou coletivos sociais. Os resultados apontam: (a) baixa circularidade, redução ou imprecisão terminológica das questões de gênero na produção científica de pesquisadores brasileiros da educação ambiental crítica; (b) existe remissão indireta às questões de gênero, sendo predominante a atribuição de diferenças entre os sexos, os papéis de gênero e as diferenças biológicas; (c) os estudos culturais, particularmente sob o enfoque do feminismo, possui maior circulação no campo da educação ambiental crítica.
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