Banca de DEFESA: ROBERTO CARLOS DELMAS DA SILVA
29/11/2018 13:48
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O presente estudo tem como objetivo compreender a utilização da Realidade Aumentada (RA) na aprendizagem de poliedros do tipo prismas. Foi desenvolvido com 32 discentes de uma Instituição Pública de Ensino, localizada em Aracaju-SE. Para alcançar o objetivo proposto, buscou-se: desenvolver uma sequência didática com discentes do 2º ano do Ensino Médio; aplicar um software de Realidade Aumentada a partir de dispositivos móveis; avaliar a aprendizagem em poliedros prismas com a Realidade Aumentada; e mensurar tecnicamente o aplicativo Geometry-AR. Metodologicamente temos uma abordagem qualitativa, com delineamento no estudo de caso, na qual os dados foram coletados através das técnicas de observação participante, questionários e desenvolvimento de uma sequência didática, além de um teste de usabilidade de software com os alunos. Para tanto, construiu-se um referencial teórico que teve como suporte os estudos de Papert (2008), de Belloni (2010), Biaconchini e Valente (2011), Borba (2012), Bairral (2009), Tori (2010), dentre outros que fundamentam o uso das TIC como suporte à aprendizagem, e em específico ao aprendizado da matemática. Os resultados desta pesquisa revelaram que: ainda são poucos os estudos que tratam da RA como recurso para o aprendizado de conteúdos de matemática; um grande percentual de alunos do 2º ano do Ensino Médio nunca tinham estudado conceitos elementares da geometria espacial; atividades experimentais despertam um maior interesse nos discentes para o estudo da geometria; uma parte considerável dos alunos considerou relevante a utilização do aplicativo de RA para aprendizagem dos prismas, bem como o uso das TIC em outras disciplinas do currículo escolar.
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